Geral
Setembro registra a sétima geada na Serra Catarinense
Mesmo com a aproximação da primavera que começa no dia 23, cidades da Serra Catarinense, continuam com temperaturas baixas e com ocorrência de geada. São Joaquim teve a menor temperatura do Estado nesta segunda-feira (10). A mínima foi de 0, 9ºC, segundo dados da estação Keiser. Em Painel, os termômetros chegaram a marca de 1,3 ºC, Bom Jardim da Serra 1,4 ºC e 2,7 ºC em Urubici. Na cidade de Lages, a mínima foi de 6,2 ºC.
Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, ao todo, foram sete geadas registradas somente neste mês de setembro. Sendo 94 dias com temperaturas, mínimas abaixo dos 8°C em Santa Catarina.
Para a terça-feira (11), a previsão indica condições de chuva fraca na madrugada, início do dia e período noturno, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí. Temperatura mais amena no Litoral e elevada no Oeste. Um sistema de alta pressão, com centro na costa da Argentina, influencia o Litoral Sul do Brasil.
Para quarta-feira (12) a previsão do tempo indica chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí, principalmente no início do dia. No decorrer do dia, sol em todas as regiões. Temperatura: em elevação. Enquanto isso, na quinta-feira (13), o tempo deverá ser de sol e algumas nuvens em Santa Catarina, com temperatura: em elevação.
A sexta-feira (14) será de céu encoberto e condição de chuva com trovoadas em todas as regiões, devido a um sistema de baixa pressão.Temperatura: amena, pequena elevação durante o dia.
Tendência de 15 a 24
Nos dias 15 a 18, o tempo permanece instável em Santa Catarina, com condição de chuva devido a influência de áreas de baixa pressão. Volumes mais significativos são esperados para o Rio Grande do Sul e regiões do Oeste ao Sul de SC. Não há previsão de frio significativo ou calor fora de época.