Conecte-se a nós

Notícias

Sete filhos, 13 netos e uma avó com coração grande

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Sabe aquela história que em coração de mãe sempre cabe mais um? Então, no coração de Sandra dos Santos Lima coube mais, mais dois e até agora são 12 netos e mais um que está na barriga de sua filha.

Sandra é mãe de sete filhos, duas mulheres e cinco homens. Avós, por si só, são conhecidas pelos seus carinhos, cuidados e por “estragar os netos”, afinal, já criaram os filhos e agora podem dar às devidas mordomias às crianças.

Assim, presentear àqueles que fazem sua alegria e esquecer um pouco das dificuldades do dia a dia é um dos sonhos de Sandra. Ela, que aos 49 anos está desempregada e luta contra a depressão, viu na Árvore dos Desejos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, uma chance para poder ter um dia do ano diferente, afinal, segundo ela, são anos de miséria em sua vida.

Sandra e o marido Edson, são casados há 35 anos. Eles moram no Bairro Várzea, em Lages, desde 1999, local onde constituíram sua família. Em 2000 eles ganharam uma casa da prefeitura, estrutura, que desde então nunca recebeu reforma, na verdade, está prestes a cair.

As tábuas largas estão com buracos, e algumas até frouxas, ameaçando a vida daqueles que vivem ali. Ao entrar na casa, você se depara com uma sala e uma cozinha, logo à direita dois quartos, e à esquerda mais dois quartos.

Questionei o que encontraria em sua geladeira, caso eu pedisse para abrir, Sandra disse que apenas alguns potes com banha. Na verdade, não tinha nada de alimento dentro da geladeira a não ser um pote com feijão preparado há alguns dias.

Ela não se constrange em mostrar o eletrodoméstico vazio, essa é a sua realidade. Em seguida ela abre um dos armários, onde havia um pacote de trigo, um pouco de arroz e macarrão. Questionei sobre carne em casa, uma das noras de Sandra respondeu: “Quando tem é para as crianças e elas fazem a alegria”.

A avó pede na carta brinquedos, roupas e fraldas para os netos. Questionei o que ela queria para ela. Sandra olha para cima, fecha os olhos, como quem está imaginando a cena e fala: “Uma mesa farta para eu e todos poderem desfrutar e comer o que quisessem. Faz tempo que nosso Natal é uma miséria”.

E não só o Natal. Sandra comenta que sua dívida de água (Semasa) precisou ser reparcelada, além da energia elétrica que está prestes a ser cortada. A maioria dos membros da família recebem Bolsa Família, mas o total, não chega a um salário mínimo.

Além das oito pessoas que residem na casa, os outros integrantes da família moram no mesmo lote, em casas improvisadas. Todas as crianças estão na escola, assim, é uma garantia que tenham alimentação durante o dia, além do desenvolvimento educacional.

Como ajudar

Agora, já imaginou em poder proporcionar, ao menos no Natal, um dia especial e diferente a essa família que enfrenta dificuldades ao longo de um ano inteiro? Uma ceia farta como Sandra quer, roupas e brinquedos aos pequeninos netos?

Para adotar essa e outras histórias basta ir até a CDL, na `Rua Coronel Córdova, no Centro de Lages, ao lado da Praça do Terminal Urbano. O atendimento é entre às 9hs e 18hs. As doações precisam ser feitas até o dia 18 de dezembro. Os presentes serão entregues por voluntários na casa das pessoas que escreveram as cartas.

Conheça os netos de Sandra

  • Rebeca de 11 meses
  • Gabriel e Miguel, gêmeos, de um ano
  • Isac de dois anos
  • Raquel de 3 anos
  • Alessandra de 5 anos
  • Braian de 6 anos
  • Breno de 3 anos
  • Nicole de 5 anos
  • Amanda de 4 anos
  • Júlia de 10 anos
  • Melquisedeque de 12 anos
Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: