Entretenimento

Sesc apresenta o espetáculo ‘Contestados’

Published

em

Foto: Divulgação

O espetáculo “Contestados”, que tem como objetivo rememorar a história do povo caboclo, valorizando a identidade cultural local de um povo massacrado pelo esquecimento, será apresentado nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc, em Lages. De forma gratuita, a classificação indicativa é de 16 anos.

Estreado em 29 de Março de 2019, o espetáculo conta a história da Guerra do Contestado que foi um conflito de terras ocorrido entre os estados do Paraná e Santa Catarina, nos anos de 1912 e 1916, envolvendo o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e milhares de locais. O título, no plural, sugere tudo o que foi contestado durante os quatro anos de conflito: suas terras, seus direitos e lamentavelmente suas vidas.
Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, do Governo do Estado de Santa Catarina, o projeto foi realizado no período de fevereiro de 2018 a abril de 2019, compreendendo uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo, o desenvolvimento de dramaturgia original, a montagem e a temporada de estreia.
A linguagem de teatro de animação utilizada é a figura plana, sustentada pelo elemento terra, presente em toda a obra. A montagem também se utiliza da projeção de imagens do documentário “Terra Cabocla”, de Márcia Paraíso, apresentando um recorte de entrevistas, que complementam a dramaturgia.
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
A Cia Mútua foi fundada em 1993, na cidade de Joaçaba, Meio-Oeste catarinense, mas desde 2007 está sediada em Itajaí/SC. Desde 2002 pesquisa o teatro de animação, produzindo e apresentando espetáculos e desenvolvendo projetos de formação e fomento na área. Com seus espetáculos circulou por 18 estados brasileiros, Argentina, Chile e França, recebendo 19 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio CBTIJ de Melhor Espetáculo de Teatro de Formas Animadas, com Um Príncipe Chamado Exupéry, em 2016.
clique para comentar

Deixe uma resposta