Variedades
Sesc apresenta ‘Corpo Elétrico’ neste sábado
Colaborou Jordana Boscato
O filme ‘Corpo Elétrico’ (2017) será exibido neste sábado (15), às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos. A obra, do diretor Marcelo Caetano, é baseada no poema “Eu conto o copo elétrico”, do norte-americano Walt Whirman.
A história é sobre o trabalhador Elias (Kelner Macêdo), assistente em uma confecção de roupas no Centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros.
O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
Segundo a crítica de Bruno Carmelo, para o site Adoro Cinema, ‘Corpo Elétrico’ é um filme de representação do universo LGBT e a sexualidade é um aspecto essencial da vida destes jovens, mas não se transforma em motor de conflito: os personagens gays o são abertamente, com a aceitação dos colegas.
Ainda de acordo com a crítica, ‘Corpo Elétrico’ é excelente na apreensão de um certo ar dos tempos contemporâneos. “Esta juventude não sonha em ter o carro do ano, em juntar dinheiro para comprar uma casa ou ascender na hierarquia da empresa. Sem perspectivas de melhorias sociais, eles desfrutam do instante presente com prazeres baratos. Os personagens conversam entre si com uma naturalidade jovial, em diálogos que soam improvisados. Os figurinos, os objetos das casas, os acessórios se encaixam nos corpos como se fizessem parte deles.”
Programe-se
Filme ‘Corpo Elétrico’
No Centro Cultural Vidal Ramos, Centro de Lages
Sábado (15), às 10h
Classificação 16 anos
Filme nacional
Entrada gratuita