Geral

Semana será de tempo chuvoso

Published

em

Foto: Susana Küster

O tempo seco vai dar uma trégua, pois uma frente fria causará pancadas de chuva de forma isolada durante esta semana, em Lages. Para quinta-feira (30) e sexta-feira (31), há possibilidade de chuva mais intensa e persistente. O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, informa que as temperaturas vão baixar um pouco, provavelmente, isso ocorrerá com mais intensidade na sexta-feira, quando os termômetros devem ficar na faixa dos 15°C, no período da noite.

Na maioria das cidades catarinenses, essa condição de tempo chuvoso também será frequente durante a semana. Isso porque está prevista a chegada de uma frente fria na quinta-feira (30) e sexta-feira (31) devido a uma área alongada de baixa pressão. 

Para a primeira semana de fevereiro, a previsão indica dias de sol com pancadas de chuva, típicas de verão, à tarde e à noite. A chuva em fevereiro também deve ser causada pelas frentes frias, que passam com deslocamento rápido pelo Litoral Catarinense. A média mensal de chuva em fevereiro é de 150mm a 170mm na Serra Catarinense e chega e 190mm a 210mm no Oeste, Meio Oeste e Litoral.

Porém, essas chuvas rápidas não diminuirão a seca persistente nos municípios catarinenses. A Epagri/Ciram acredita que o primeiro trimestre do ano, terá chuva abaixo da média climatológica em Santa Catarina. Em fevereiro, a previsão dos meteorologistas do órgão é de que a chuva estará abaixo da média, ocorrendo de forma mal distribuída, pois algumas localidades do Oeste e da Serra Catarinense devem sofrer com temporais.

Em março, diminuem as chuvas de verão e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência no Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100mm a 130mm do Oeste à Serra e alternando de 150mm a 21 mm no Litoral do Estado. 

A partir de março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência nos litorais do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação.

Temperaturas acima da média no primeiro trimestre

Se a chuva será abaixo da média no primeiro trimestre, as temperaturas ficarão acima do esperado. A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima da média climatológica em Santa Catarina.

Segundo previsão da Epagri/Ciram, no início do trimestre, as temperaturas estarão mais elevadas, devido às massas de ar quente que seguem atuando com frequência, sendo esperada de uma a duas ondas de calor com temperatura alta durante alguns dias consecutivos. 

Ressalta-se que podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e no amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas da Serra Catarinense em fevereiro, sendo mais frequente nos meses seguintes. 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com