Economia e Negócios

Semana do Microempreendedor será 100% digital

Published

em

Para manter a visibilidade de seu negócio, Eliane aposta em parcerias e presença digital Foto: Divulgação

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a empresária do setor de roupa íntima, Eliane Varela, viu seu negócio, que iniciou no ano de 2020 com uma boa expectativa de crescimento, quase paralisar.

As vendas continuaram ocorrendo, mas de uma maneira muito lenta como ela nunca tinha visto. Então, ela teve de criar uma estratégia que, se não a ajudasse a vender, pelo menos fizesse com que pudesse manter seu negócio ativo e visível para o público.

“Nos primeiros 20 dias de quarentena, migrei totalmente para as redes sociais. Busquei parceria com uma fotógrafa e fizemos umas fotos, achei que nesse momento era importante vincular a minha imagem ao meu negócio e mostrar a nova coleção.

Tive uma aceitação muito boa”, conta a empresária, que possui mais de 30 anos de experiência no comércio varejista de Lages.

A história de Eliane ilustra o novo cenário que vem sendo enfrentado por muitos empresários. Em meio à crise da pandemia, muitos estão precisando se reinventar para continuar no mercado.

Este novo jeito de fazer negócios deverá integrar a pauta da Semana do Microempreendedor Individual MEI, que será realizada entre os dias 18 e 22 de maio. Organizado pelo Sebrae, o evento será 100% digital.

As palestras da semana do MEI acontecerão diariamente às 10h, 12h, 14h e 16h e irão abordar temas como marketing e vendas, transformação digital para o MEI, planejamento estratégico, gestão financeira, atendimento ao cliente, entre outros assuntos de interesse do empresário.

Também serão realizados dois webinar às 18h, um no dia 20/05 com o tema “Empreendedorismo e Ação”, e outro no dia 22/05, com o tema “Marketing para potencializar o Pequeno Negócio”. A inscrição para os eventos deve ser feita pela página do Sebrae.

Todos os dias, às 9h, no Instagram do Sebrae, @sebraesc, especialistas e empreendedores participarão de lives debatendo os principais desafios do universo do empreendedorismo.

Além disso, durante a semana, a equipe do Sebrae/SC estará disponível para atendimento online ao empresário e futuro empreendedor.

Programação é estadualizada

O coordenador do Sebrae em Lages, Altenir Agostini explica que, durante a Semana MEI, serão debatidas estratégias para que os empreendedores busquem novas ideias e inspirações para encarar os desafios impostos pela crise da pandemia.

A programação, explica, será estadualizada, seja, não haverá uma programação específica para os microempreendedores de Lages.

Santa Catarina possui mais de 404 mil microempreendedores individuais formalizados, sendo que cerca de 190 mil são do setor de serviços, 102 mil do comércio, 56 mil da indústria, 54 mil da construção civil, e os demais do agronegócio. Só em Lages, existem cerca de 9 mil. Em todo o Brasil, já são mais de 10 milhões de MEIs formalizadas.

“Esses empreendedores são fundamentais para manter a economia aquecida, para reduzir o desemprego e gerar renda. Por isso, neste momento de crise que todos passamos, não podemos deixar de dar uma atenção ainda maior a esses empresários, que precisam de informação e capacitação para se manterem competitivos”, comenta o gerente de Atendimento Empresarial do Sebrae/SC, Douglas Luís Três.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Erica Otuka

    14/05/2020 at 13:12

    Recebi o link para cadastrar e participar, mas está dando erro no questionário, não tenho chance de colocar minha cidade…já dá erro….alguem me ajuda por favor?

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto:
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: