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Segunda etapa do Enem é neste domingo

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Foto: Andressa Ramos

Foram meses de angústia, medo, noites sem dormir e de muito estudo. Para alguns, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é apenas um teste de conhecimento, para outros, a chave para a entrar na universidade. Exemplo disso é Nathália Corrêa Amaral, de 17 anos, estudante da Escola Nossa Senhora do Rosário, que sonha em cursar Medicina.

A chance de entrar para o curso está em uma boa nota no Enem ou passar em uma universidade federal ou estadual. Os valores da mensalidade do curso de Medicina ultrapassam a renda familiar, assim, Nathália se dedica como pode aos estudos do Enem.

Com o que aprendia em sala de aula, a estudante chegava em casa e assimilava com provas anteriores do Enem e de vestibulares que deseja fazer. “Por ser mais forte em exatas, minha expectativa é por este fim de semana”. Apesar de ter o Enem no ano passado, a estudante fala que muito além de ser uma prova com vários conteúdos, o exame é exige concentração. “Eu estava muito nervosa e isso me atrapalhou um pouco.”

Quem também estava nervosa era Lavínia Dalbosco, de 18 anos. É a primeira vez que faz o Enem. Ela pretende cursar Letras. A estudante do terceiro ano conta que estudava de duas a três horas por dia. Focou nas disciplinas do primeiro dia de prova, o que acarreta em acúmulo de matérias para a próxima etapa. Lavínia diz que as questões do Enem foram importantes pelo debate que geraram.

Ruan Burnagui, de 17 anos, estuda desde junho. Faz resumos e exercícios, mas acredita que deveria ter feito mais atividades baseadas no Enem. Os três alunos comentam que observam um problema em relação à didática do ensino público. As matérias são separadas, quando no exame as questões são aplicadas de maneira interligada.

Nesse sentido, pensando em ajudar os alunos e incentivá-los à prova, professores da escola se reuniram e fizeram um aulão especial para a primeira etapa. Além de falas de motivação, foram reapresentadas as peças de teatro que mostram os livros previstos para o exame, além das escolas literárias. Alunos também falaram de temas sob suas perspectivas.

Primeira etapa

A primeira etapa do Enem foi no último domingo, dia 4 de novembro. Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e escrever uma redação. O tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

A última etapa será no domingo (11) e os candidatos deverão resolver os questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, e terão até cinco horas para resolver 90 questões, 30 minutos a mais do que o tempo disponível no ano passado.

Mais uma vez, professores e professoras da Escola do Rosário se reunirão sexta-feira (9), às 19h30, no anfiteatro para um aulão de Física e Matemática. Segundo o professor e assessor de direção, Antonio Nilson Andrade Arruda, o aulão é uma forma de passar tranquilidade aos alunos. “Nós conversamos com eles, incentivamos e passamos uma tranquilidade”.

Separe o que Levar

  • Você deixa para escolher a roupa da festa na última hora? Apostamos que não!
  • Então, corra atrás do que precisa para fazer o Enem com antecedência. Programe-se!
  • Não deixe sua “festa” acabar antes da hora!

Obrigatório

  • Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
  • Documento oficial de identificação original com foto

Confira os documentos válidos

Aconselhável

  • Cartão de Confirmação de Inscrição
  • Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento)

Chegue no horário

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h à 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

Qual é a finalidade

A principal finalidade do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final do Ensino Médio. Os resultados podem:

  • possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho
  • permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio
  • ser usado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à Educação Superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais
  • permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da Educação Superior
  • ser utilizado como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho
  • viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira
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