Geral

São Joaquim decreta Situação de Emergência

Published

em

Foto: São Joaquim Online/Divulgação

A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense decretou Situação de Emergência após o nível do reservatório de abastecimento de água do município ficar em estado crítico, fazendo com que os motores de bombeamento sejam desligados consecutivas vezes por causa do baixo volume de água. O decreto foi emitido na tarde desta segunda-feira (24).

O alerta foi dado no fim de semana, quando houve o primeiro desligamento dos motores de bombeamento. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), responsável pelo abastecimento em São Joaquim, trabalhou durante sábado e domingo fazendo o serviço de transposição de um lago (açude) da região do aeroporto para o Rio Antonina, onde a água é captada.

Contudo, o volume do reservatório voltou a cair durante a madrugada de segunda, fazendo com que os motores de bombeamento fossem novamente desligados. De acordo com a Casan, a cidade tem cerca de 6 mil ligações ativas de água e a companhia produz 4 milhões de litros por dia.

Reunião para deliberar ações rápidas

O prefeito Giovani Nunes se reuniu com as equipes da Defesa Civil e da Casan na tarde desta segunda para debater o assunto, pois ações rápidas são necessárias, diante da estiagem que atinge o município. As chuvas não têm sido de grande intensidade e não há previsão de precipitação constante para o reservatório atingir o volume normal.

A Casan irá continuar com o trabalho de transposição de água de açudes próximos à bacia, mas já cogita a possibilidade perfuração de poços artesianos no Aquífero Guarani, para evitar que São Joaquim fique sem água.

Em relação à declaração de Situação de Emergência, em decorrência da estiagem, se esclarece que o registro deve ser relacionado a manter o serviço de fornecimento de água para consumo, evitando, dessa forma, o racionamento e os prejuízos na cultura agrícola. A população deverá usar a água de forma consciente a fim de evitar um possível racionamento de água no município.

Fonte: São Joaquim Online

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com