Serra S.A.

Santa Catarina é diferente

Published

em

Santa Catarina tem maior poder de recuperação / foto: Deolhonailha / Divulgação

Quando em 2009 estourou a bolha imobiliária nos Estados Unidos, derrubando bolsas de valores e economias em todo o planeta, Santa Catarina mostrou uma vitalidade ímpar para se recompor. Foi o estado brasileiro que menos sentiu os efeitos, mesmo tendo como um dos seus pilares a indústria florestal, que foi castigada na época. 

Em 2016 o Brasil amargou outra crise. Além das empresas, vários estados não tinham dinheiro sequer para pagar a folha de pagamento. Novamente Santa Catarina passou sem arranhões pela situação. Honrou seus compromissos e foi destaque com a menor taxa de desemprego, 6%, quando o Brasil batia os 11%. Também bateu recordes de exportação, principalmente no setor de alimentos.

Novamente, o povo e seus governantes são postos à prova. O coronavírus causa mortes e desestabiliza economias. A maioria dos setores retomou as atividades e, apesar das pesquisas da Fiesc e do Sebrae, os números reais serão conhecidos assim que o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) for divulgado. 

Santa Catarina deve provar mais uma vez o seu valor, não deixando a doença se alastrar, o que depende, em muito, das atitudes da população e retomando gradualmente a economia. Se não resolve de vez a situação, a reabertura das portas deve, ao menos, estancar o problema. 

 

Lages Garden Shopping_ Autorizado a funcionar desde quarta-feira, o shopping está voltando a normalidade gradativamente. Até ontem, sexta-feira, a maioria das lojas e empresas de serviço deveriam reabrir as portas, ao mesmo é o que esperava a administração. Em nota, a direção do empreendimento disse que “o shopping está preparado para oferecer um ambiente ainda mais seguro, cumprindo todas as regras sanitárias apontadas pelos órgãos competentes. As nossas equipes de limpeza receberam orientações para reforçar os padrões de higienização, principalmente dos pontos de maior circulação. Além disso, serão respeitadas as normas do Decreto Estadual que prevê distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras.”

 

Lages Garden Shopping 2_ Em relação a cobrança de aluguel, a nota informa que “Nossos Lojistas são parceiros do Garden e, nesse momento difícil, a parceria não seria diferente. Nossos modelos de cobrança foram revistos a fim de contribuir com a realidade de cada operação. Houveram descontos, subsídios e exclusão de algumas taxas neste período. Fizemos tudo que era possível para que o impacto fosse menor e para que todos tenhamos gás para o retorno.”

 

Agricultura_ Para amenizar os impactos da crise do Coronavírus no agronegócio, o Conselho Monetário Nacional (CNM) autorizou, por meio de resoluções, a prorrogação de prazo dos financiamentos aos produtores rurais e o acesso a novas linhas especiais de crédito. Os documentos atendem parte das medidas emergenciais de apoio ao produtor solicitadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para manter a produção e superar os impactos causados pela pandemia.

 

Sebrae_ A cadeia produtiva de proteína animal (aves, suínos e leite) na região oeste catarinense assegurou a manutenção dos empregos e as atividades das empresas. Esses reflexos foram apontados pela segunda edição da pesquisa do Sebrae/SC sobre o impacto da pandemia do novo Coronavírus na economia do Estado. Os dados da região oeste mostram um cenário de menor impacto nas empresas, ou seja, 2,6 demissões para cada dez vagas de emprego. Desta maneira, observa-se que o número de demissões foi freado pelo agronegócio, que manteve as atividades em funcionamento”, analisa o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

 

Curso de máscaras_ O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o curso a distância ‘Confecção de Máscaras de Proteção’ para que as pessoas que vivem no meio rural fiquem mais protegidas contra o Coronavírus. O curso é gratuito e faz parte do Programa Qualidade de Vida do Portal EaD Senar. Com duração de sete dias e carga horária de 2h/aulas, o conteúdo segue as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para confecção de máscaras com e sem costura e contará com a ajuda de monitores via chat para tirar dúvidas referentes ao ambiente de estudos. As matrículas podem ser feitas no endereço: http://ead.senar.org.br.

 

Transul_ Diante da paralisação dos trabalhos de transporte urbano, e a consequente falta de receita, a diretoria da Transul, inicialmente, deu férias aos funcionários até neste dia 23 de abril. Porém, diante da prorrogação da inatividade em razão dos riscos de contágio do novo coronavírus através do transporte de passageiros, e empresa fez uso da Medida Provisória (MP) 936, da União, que estabelece o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com