Notícias

Rua Cirilo Vieira Ramos terá asfalto, calçada e ciclovia

Published

em

Fotos: Andressa Ramos

A Mercearia Kiki é uma das mais antigas da Rua Cirilo Vieira Ramos, no Bairro Bom Jesus, em Lages. Está no mesmo endereço e com a mesma família desde a década de 1970. Artulino Miinzfelt, de 61 anos, é o atual proprietário.

Ele acompanha as transformações de parte da Cirilo e também os problemas que a via causa. “Fim de semana o pneu do meu carro estourou”. O carro de seu Artulino é uma Fiorino utilizada para o transporte das mercadorias. O morador comenta que além de ser uma rua esburacada, tem problemas com poeira e lama.

A rua Cirilo é extensa, além dos 1.510 metros de paralelepípedo, ela possui mais 1.200 metros que foram revitalizados e entregues em junho de 2014. Mas falta agora a revitalização da parte de paralelepípedo que passa pelos Bairros Bom Jesus e Vila Nova. A circulação é intensa. Na rua há um condomínio, ponto de ônibus e a via serve de acesso aos Bairros Várzea, Caça e Tiro, Habitação e Bom Jesus.

Sirlei Teresinha da Costa, de 46 anos, mora há 20 anos na Rua Cirilo Vieira Ramos, no Bairro Vila Nova, em Lages. Ela trafega pela via todos os dias, inclusive, já danificou a suspensão do veículo por algumas vezes. O Correio Lageano publica matérias sobre a necessidade de pavimentação dessa rua há pelo menos dez anos. Em todas as notícias, as gestões dão garantia do asfaltamento.

Desta vez, o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, promete que a obra vai acontecer, depende apenas da liberação do recurso da Caixa Econômica Federal. Além da pavimentação, estão contempladas calçada e ciclovia compartilhadas.

Segundo ele, o valor deve ser liberado nas próximas semanas. Essa verba será destinada para o pacote das ruas que são passagem de ônibus ou possuem alguma estrutura pública. João Alberto informa, também, que todas as pedras retiradas da Cirilo serão colocadas em algumas ruas próximas, de pouca extensão e que não possuem pavimentação.

Artulino reclama da falta de atenção a rua Cirilo

Investimento da rua Cirilo Vieira Ramos

A parte revitalizada possui duas pistas de 5,5 metros de cada lado e uma extensão de 1.200 metros, ciclovia de 2,40 metros e calçadas de 1,4 metro. O canteiro central, após a revitalização, ficou com 1,5 metro de largura.

A partir da Avenida Belisário Ramos até o Clube Caça e Tiro a pista é simples, com nove metros de largura e mais a ciclovia de 1,5 metro. Os postes foram colocados do lado esquerdo neste sentido.

No segundo trecho, do Caça e Tiro até a rua Antônio Ribeiro dos Santos, são duas pistas com 5,5 metros e mais ciclovia de 2,40 metros, com canteiro central de 1,5 metro e calçadas de 1,4 metro. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão, em parceria com o Governo do Estado.

clique para comentar

Deixe uma resposta