Variedades
Roma, a primeira obra em espanhol nomeada para melhor filme no Oscar
Roma, de Alfonso Cuarón, conseguiu 10 indicações ao Oscar 2019. Pela quinta vez, um filme compete ao mesmo tempo pela estatueta de Melhor Filme e de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Ninguém conseguiu a dobradinha — o melhor filme de língua estrangeira sempre levou o prêmio nessa categoria — e nunca uma produção de língua não inglesa conseguiu o Oscar de Melhor Filme.
O drama mexicano recebeu indicações nas categorias de Mixagem e Edição de Som, Melhor Atriz (Yalitza Aparicio), Melhor Atriz Coadjuvante (Marina De Tavira), Melhor Direção de Arte, Fotografia, Melhor Filme, Melhor Filme em Língua Estrangeira, Direção e Roteiro Original, as quatro últimas indicações para Cuarón.
Só outro filme em língua estrangeira havia conseguido tantas indicações: O Tigre e o Dragão. Netflix, a plataforma digital que produziu Roma, sabe perfeitamente que é seu momento e apostou todo seu poder publicitário para ganhar o prêmio principal com o filme mexicano.
O longa em preto e branco se passa na cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
Dirigido por Alfonso Cuarón, o elenco conta com a atriz mexicana Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy García, Verónica García, Daniela Demesa, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero e Marco Graf.
Fonte: El País