Notícias

Reuniões discutem gerenciamento de lixo e saneamento básico

Published

em

Foto: Divulgação

Estão em andamento, reuniões comunitárias para apresentação e deliberação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Lages. Os encontros começaram na segunda-feira (9), no Salto Caveiras e terminam na sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores. 

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista à redução não só da geração e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo. Tem como finalidade reduzir a geração de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de geração de resíduos, e o seu impacto ambiental, por meio da destinação correta dos resíduos gerados pelo homem. 

A lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo e impõe que os municípios elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Já o Plano Municipal de Saneamento Básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Os municípios têm até o final deste ano para elaborar o documento.

Reuniões

Na terça-feira (10), a reunião acontece na Coxilha Rica, em Bodegão, estrada da localidade de Vigia; amanhã será em Índios, no salão da comunidade, na rodovia BR-282, Km 204, rodovia municipal Santo Antonio; na quinta, será no Bairro Guarujá, no salão da comunidade, situada na Rua Nossa Senhora da Saúde e, por fim, na sexta (13) o encontro será promovido no Centro, na Câmara de Vereadores. 

clique para comentar

Deixe uma resposta