Coronavírus

Região se mobiliza para implantar Central de Triagem ao coronavius

Published

em

O Sistema Amures, compreendido pelos 18 municípios da Serra Catarinense, vai instituir, em caráter de urgência, o Programa “Parceiros do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cis-Amures”.

A resolução que determina o programa foi expedida neste sábado (21), pelo presidente do Cis-Amures, prefeito de Rio Rufino, Thiago Costa.

Uma campanha será realizada para arrecadar doações via Consórcio de Saúde, com objetivo de ajudar a equipar a Central de Triagem por Síndrome Respiratória que será implantada junto ao antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini.

A Central de Triagem contará com apoio, inclusive, do Exército, que montará uma tenda externa para auxiliar na organização dos pacientes. O presidente o Consórcio de Saúde explica que a Central de Triagem receberá a demanda dos municípios.

“Estamos nos antecipando aos problemas que tiveram outras regiões do mundo ao enfrentar o coronavirus. Nesta unidade de triagem, serão recebidas as pessoas com complicações respiratórias e prescrição de intervenção imediata ou de internação”, explica Thiago Costa.

A ideia é abrir ao menos 13 leitos, sendo nove para pacientes graves e quatro para casos considerados intermediários.

Uma reunião por videoconferência foi realizada no sábado, com o presidente do Consórcio de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Lages, Gerência Regional de Saúde, deputada federal Carmen Zanotto e outros profissionais, e definiram-se as estratégias para colocar em funcionamento a Central de Triagem

Pelas estimativas do grupo de trabalho envolvido na proposta, a unidade poderá atender a mais de mil pacientes por mês enquento durar a pandemeia.

Campanha de doações

A necessidade de implantação de medidas e resposta imediata ao enfrentamento da emergência de saúde pública e a ciência de que a estrutura atualmente disponível na região,como leitos de UTI para atendimento aos pacientes infectados será insuficiente, levou o Consórcio de Saúde a desencadear a campanha de doação de bens móveis, em espécie e doações de materiais de consumo para ajudar a estruturar a Central de Triagem.

As doações em espécie deverão ser depositadas ou transferidas para a conta do CIS/AMURES, CNPJ 07.383.800/0001-88: Banco do Brasil 001, Agência 0307-7, C/C 33046-9.

A formalização das doações se dará mediante termo de doação no momento do depósito. “Esses recursos serão utilizados na compra de equipamentos e material de consumo da unidade de triagem, porque prevemos uma grande demanda de pacientes”, cita o prefeito Thiago Costa.

A Central de Triagem deverá ser composta por ao menos três médicos, mais equipe de enfermagem e funcionará 24 horas, como suporte a todos os municípios da Serra Catarinense.

A Associação Empresarial de Lages – Acil e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, já aderiram à campanha que deve ganhar força a partir da próxima semana.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com