Notícias

Recanto é aberto e Lages já respira a Festa do Pinhão

Published

em

Fotos: Núbia Garcia

Uma tradição da família da funcionária pública Silvana Barbosa de Souza, 37 anos, se repetiu na manhã deste sábado (8). Acompanhada do esposo Evandro de Oliveira, 41 anos, da filha Beatriz Barbosa de Souza, 19 anos, e do sobrinho Vitor Alexandre, 2 anos, Silvana saiu de Otacílio Costa cedinho com destino a Lages, para acompanhar a abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim, que acontece até o dia 23 de junho, na Praça Vidal Ramos Sênior, ao lado do Terminal Urbano, no Centro da cidade.

“Todos os anos a gente vem na abertura do Recanto e participamos da Festa do Pinhão. É tradição da família, ficamos contando os dias pra vir”, conta a funcionária pública, que trouxe o sobrinho pela primeira vez ao evento. “Nossa parte preferida é a gastronomia. Quando chegamos já vamos logo provar as comidas tradicionais”, completa.

A gastronomia também é o principal atrativo para a família da psicóloga Janaina Schlickmann de Souza, 40 anos. Provar as delícias que são vendidas no Recanto é o que seus filhos gêmeos Lucas e Mateus, 6 anos, mais gostam de fazer. “O Recanto e a Festa representam um momento importante para a cidade, pois exaltam a nossa cultura. Faço questão de trazer meus filhos porque quero que eles conheçam e também se interessem pelas tradições da nossa terra”.

Neste ano, pela primeira vez o Recanto não acontece no calçadão da Praça João Costa, onde foi realizado desde a sua criação, em 1973. A mudança de local se deu por causa do projeto de Revitalização do Centro, cujas obras acontecem no calçadão até o fim do ano.

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura do Recanto do Pinhão contou com a participação de diversas autoridades locais, além da realeza da 31ª Festa Nacional do Pinhão. O público, por sua vez, lotou os estandes das sete entidades participantes deste ano. As instituições são as responsáveis por comercializar comidas e bebidas típicas, não pagam aluguel pelo espaço e todo dinheiro arrecado com a venda dos produtos é utilizado por elas próprias.

No próximo dia 13, o Internacional de Lages completa 70 anos de fundação. Para celebrar a data, durante a solenidade de abertura do Recanto, o prefeito Antônio Ceron entregou para Armindo Araldi, um dos fundadores do clube, uma placa de homenagem pela contribuição nos trabalhos de fortalecimento do time. O ex-jogador e autor dos dois gols do título de campeão estadual de 1965, Anacleto Oliboni, também participou da homenagem.

Até o dia 23 de junho, 100 atrações passarão pelo Recanto do Pinhão. A abertura ficou por conta do músico Paulinho Guazzelli e músicos convidados. O evento, que é gratuito e aberto para a população, é considerado o esquenta para a Festa Nacional do Pinhão, que chega a sua 31ª edição e acontece de 14 a 23 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

clique para comentar

Deixe uma resposta