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Rally Dakar: Em dia dramático, brasileiros fazem metade da prova sem volante

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Gustavo Gugelmin e Reinaldo Varela durante o Rally Dakar, na Arábia Saudita - Foto: Marian Chytka/Divulgação

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tiveram problema no primeiro dia do Rally Dakar, na Arábia Saudita, neste domingo (5). Uma quebra no sistema de direção desconectou a coluna do volante de direção no quilômetro 166 dos 319 da especial. A saída encontrada pelos brasileiros da equipe Monster Energy/Can-Am foi improvisar as peças com duas chaves de fenda, uma fazendo as vezes de coluna de direção e a outra do volante propriamente dito. Eles completaram o dia em condições de dirigibilidade bastante precárias, por isso, foram aplaudidos na chegada.

“Talvez uma dupla menos experiente e com menos paixão pelo que fazemos desistisse. Mas nós não pensamos nisso um segundo sequer. Nosso foco, desde o início, foi consertar o problema e ir até o fim”, contou Reinaldo. “Eu já respeitava muito o Reinaldo como piloto, mas hoje a minha admiração cresceu muito. Tivemos um dia dos mais difíceis, mas é um dia pra lembrar para o resto da vida. Estamos tristes pelo que aconteceu, mas orgulhosos por irmos até o fim”,  disse o navegador lageano, que representa o Brasil no maior rali do mundo.

No primeiro dia do Dakar, Gustavo e Reinaldo, que disputam a categoria UTVs, partiram de Jeddah rumo a Al Wajh. Antes da quebra, eles brigaram pela vitória na especial, pois tinham ultrapassado as duplas Francisco “Chaleco” López/Pablo Latrach (Chile) e Gerard Farrés Guell/Armand Monleon, que disputavam a liderança até então. Com o problema no carro, porém, ficaram de fora das primeiras colocações.

O Dakar segue até o dia 17, totalizando, no final, 7.855 quilômetros de prova, sendo 5.096 especiais. Nesta segunda-feira (6), a competição tem previstos 367 quilômetros de especiais, com um total de 401 quilômetros, incluindo os trechos de deslocamento.

 

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