Geral

Quarentena e as crianças: dicas para ocupar os seus filhos 

Published

em

Foto: Laissa Muzeka/Divulgação

Com a rotina do dia a dia, o que antes era quase impossível, o coronavírus tornou possível. Passar mais tempo com os filhos é, praticamente, uma novidade para muitos pais.

Por conta da pandemia do Covid-19, todas as escolas do país suspenderam as aulas. Mas não são apenas as crianças que entraram na quarentena.

Após o decreto de emergência feito pelo do Governo do Estado de Santa Catarina, a qual anunciou medidas drásticas de restrição, os pais também tiveram que sair de sua rotina e permanecer em  casa. 

O desafio para muitos deles é o que fazer para manter as crianças entretidas. Por isso, é importante encontrar o que fazer com os filhos. 

A rotina da família de Laissa Muzeka mudou completamente na última semana. Casada com Otávio Maciel, eles têm três filhos:  Thiago (3 anos); Eduardo (2 anos) e o pequeno Rafael (2 meses). Para eles, a nova rotina é considerada cansativa e exige muita paciência. 

“Eles brincam bastante, sempre damos algo novo para ficarem entretidas. O pátio de casa é grande, então, dá de sair um pouquinho e brincar lá fora. À noite, estamos fazendo sempre um cineminha com colchões na sala, para dormir. 

A rotina antes tinha horário para tudo: para jantar, tomar banho e dormir. Agora, está totalmente sem essa ordem. Eles dormem durante a tarde e, se deixar, comem o dia inteiro.  Às vezes, ficam irritados, chorosos, porque querem sair de carro. São crianças, não sabem o que realmente está acontecendo no mundo. É preciso ser paciente, eles têm uma energia muito forte”, relata a mãe. 

Para a pedagoga e Técnica de Educação Complementar do Sesc de Lages, Barbara Zanoni, esta é uma oportunidade de se conectar com a família e que o fator mais importante durante a quarentena é o tempo dedicado aos filhos. 

Bárbara também sugere que os pais podem recorrer a plataformas que estão produzindo conteúdos exclusivo para este período.

“A equipe de educação do Sesc, por exemplo, produziu um compilado de atividades em que é possível fazer em casa, sites como o “Tempo Junto” e “Massa Cuca”  trazem inspirações de brincadeiras entre para pais e filhos. Há um grande repertório e, por isso, acredito que o ponto principal é tirar tempo para as crianças, já que muitos pais também estão trabalhando home office”, explica. 

Além disso, dependendo da idade da criança, é importante envolvê-la na rotina de tarefas da casa como: organizar os brinquedos, arrumar o quarto, regar as plantas, se tiver animais (cachorro/gatos) ajudar na limpeza, dentre outras tarefas.

Fora da tecnologia 

Para  não perder a essência do que é ser criança, a pedagoga recomenda jogos de mímica, montar uma cabana na sala ou no quintal utilizando lençóis, amarelinha, jogo da memória, fazer experiências, aproveitar dias de sol e brincar de bolhas-de-sabão, fazer brinquedos utilizando caixas de leite, garrafa pet, caixa de fósforo e, acima de tudo, deixar a imaginação fluir e entrar na brincadeira de faz-de-conta. Contar histórias, ler um livro junto às crianças e cantar também são opções divertidas. 

Mantenha as regras 

É importante manter os horários de alimentação, de assistir TV, de brincar, de tomar banho e até mesmo a hora de dormir. “Os pais precisam atentar-se ao papel de mediadores das atividades dos filhos, controlando para que não fiquem muito tempo apenas nestas atividades. Os combinados são sempre o melhor caminho, e dizer aos filhos que agora é hora de determinada função”, diz Bárbara. 

Sendo uma adaptação para todas as faixas etárias, principalmente para as crianças, pode se tornar estranho deixar de ir em determinados lugares que habitualmente se frequenta.

“Os pais precisam explicar a situação e definir em conjunto como será a rotina familiar. Acima de tudo, é importante manter a calma diante desta situação”, conclui. 

Dicas de sites para a diversão da criançada

https://leiturinha.com.br/blog/14-brincadeiras-para-fazer-dentro-de-casa/

http://massacuca.com/

https://www.tempojunto.com/

http://mapadobrincar.folha.com.br/

http://chc.org.br/artigo/ciencia-no-circo/

https://www.canva.com/pt_br/aprenda/desenhos-para-colorir/

Por Marcela Ramos 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com