Conecte-se a nós

Essencial

Quais são os benefícios do Ômega 3?

Published

em

Foto: Divulgação

Um suplemento fornecido naturalmente pelos peixes vem ganhando cada vez mais espaço no mercado pelos diversos benefícios que traz à saúde. Você já deve ter ouvido falar nesse nutriente tão importante e essencial para a saúde. Mas o que ele é exatamente e quais seus benefícios? São muitos os termos técnicos difíceis de serem compreendidos, mas importante é que o Ômega 3 pode ser introduzido no nosso dia a dia, além de ser encontrado facilmente em farmácias e casas de suplementação.

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada (gordura boa), representada pela família de ácidos graxos, composto por três variedades, ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

O primeiro é de origem vegetal, presente na chia e na linhaça. Já o segundo e o terceiro são encontrados nos animais marinhos. Uma parcela do ácido vindo das plantas pode se transformar no organismo, por isso, o consumo dos outros ácidos graxos é muito importante. Ou seja, essas substâncias não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas por meio da alimentação.

O sistema cardiovascular é o que mais se beneficia quando ingerimos ômega 3. As três variedades acima citadas regulam a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue que podem levar ao AVC ou ao infarto. Os ácidos graxos também modificam a composição química do sangue, provocando aumento nos níveis de colesterol HDL (bom) e diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim). O suplemento é capaz ainda de evitar a formação de placas de gordura na parede das artérias e garante a flexibilidade das veias e artérias, desta forma, afasta o risco de doenças como hipertensão, artereosclerose e derrames.

O ácido graxo também é importante para a saúde dos olhos, já que têm um efeito protetor sobre a retina – esta membrana tem o papel principal de realizar o processo de enxergar. Ajuda igualmente na perda de medidas, quando associado a exercícios físicos.

Segundo Bruna Xavier da Silva, gerente da Farmácia Líder Catedral em Lages, o produto está ganhando cada vez mais espaço no mercado, um dos fatores é a facilidade em que é encontrado nas farmácias e casas de suplementação. Ela também alerta para a importância de as pessoas procurarem por um especialista, para acompanhar qualquer tratamento.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta