Geral
Prova eletrônica para obtenção da CNH será implantada em Lages
Candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão a fazer prova de Legislação de Trânsito (prova teórica) diretamente no computador. A prova eletrônica será implantada, em Lages, a partir de 12 de janeiro de 2018, informa a gerente de Habilitação de Condutores do Detran de SC, Cláudia Regina Bernardi da Silva.
O exame será aplicado em uma sala monitorada por câmeras, na Delegacia Regional, na Avenida Belisário Ramos, no Centro. Para realizar a prova, não é preciso esperar a formação de turmas, mas é preciso que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) pré-agendem as provas.
O novo formato promete dar maior agilidade aos processos. Em Lages, no ano passado, foram realizados, em média, 508 exames teóricos por mês. Com o novo sistema, ao concluir o exame, o candidato já poderá consultar o resultado no DetranNet e no site www.detran.sc.gov.br.
O exame de Legislação de Trânsito (LT), ou teórico, é obrigatório e funciona como pré-requisito para que o candidato possa iniciar as aulas práticas de direção veicular. Para iniciar a prova aplicada por meio de computadores, é necessário o reconhecimento digital do aluno. Os candidatos têm 60 minutos para concluir o teste, com exceção da prova em Libras e da prova para o disléxico, que tem duração de duas horas. O exame conta com 30 questões sorteadas automaticamente do banco dados do Detran do Paraná, que disponibiliza mais de 1,8 mil questões. É exigido do candidato, 70% de acertos para a aprovação.
De acordo com a gerente Cláudia Regina Bernardi da Silva, atualmente, 61,20% das provas aplicadas em Santa Catarina são de forma eletrônica.