Geral
Projeto pede revitalização e segurança 24 horas no Parque Jonas Ramos, o Tanque
Considerado um dos principais cartões postais de Lages, o Parque Jonas Ramos, o Tanque, ganhou uma página no Facebook, com a denominação “Salve o Tanque de Lages” pedindo melhorias na área de lazer.
O objetivo da página é reunir pessoas interessadas em salvar o Tanque. De acordo com a descrição da página, o cartão-postal da cidade não pode ser esquecido pelo poder público e iniciativa privada “Queremos um lugar bonito e tranquilo para passear, sem violência, sem vandalismo e sem drogas. Juntos, somos mais fortes” diz.
O projeto idealizado pelas lageanas Luciana Arruda e Simone Rabuske busca apoio de órgãos públicos e privados para revitalizar o local. O foco principal é a segurança. Elas estão lutando pela implantação de uma guarita, com segurança 24 horas.
O Parque Jonas Ramos sempre foi um importante ponto de encontro das famílias. Porém, Luciana relatou na página que no dia 18 de fevereiro, por volta das 19 horas, a Polícia Militar foi chamada porque um homem teria efetuado disparos com arma de fogo bem em frente ao banheiro público, na calçada lateral.
De acordo com Luciana, o tiro foi efetuado para baixo. O homem fugiu em seguida. “Nosso desejo é que o local volte a ser tranquilo e que o cartão-postal volte a pulsar bem no coração da cidade… Salve o Tanque de Lages”.
O tenente Cristóvão, da Polícia Militar, destaca que são realizadas rondas diárias no Tanque. Muitas pessoas aproveitam o espaço para a prática de exercício físico, um passeio com as crianças ou um descanso no fim de tarde. “ As rondas são intensificadas aos finais de semana para garantir mais segurança aos visitantes. E diz que não há estudo para implementação de policiamento fixo 24 horas no Parque Jonas Ramos.
O oficial explica que, além da presença da polícia, que proporciona maior segurança aos frequentadores, o Parque Jonas Ramos possui o sistema de videomonitoramento.
Luciana ressalta que o projeto de revitalização do parque está sendo elaborado, prevê a instalação de novos brinquedos, inclusive com acessibilidade. Segundo, ela, assim que o projeto for aprovado pelos órgãos competentes, será promovido um abraço coletivo no Tanque. “ Vamos reunir a comunidade para abraçar, literalmente, o Tanque,” finaliza.