Geral
Programa federal investe na alimentação escolar saudável
Rio de Janeiro, 25 de maio/2010 – Agência Brasil – Promotores e gestores educacionais participaram hoje (21) do Encontro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação para debater os principais programas do MEC. A coordenadora técnica de Alimentação e Nutrição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Eliene Ferreira de Sousa, apresentou as diretrizes e o funcionamento do programa.
Existente há 55 anos, o Pnae atende hoje 190 mil escolas em todo país. De acordo com a Eliene, o Pnae converge políticas públicas de saúde, meio ambiente, agricultura e educação. “O programa não tem caráter assistencialista. É um programa suplementar de educação”, afirmou.
O principal objetivo do programa é contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Isso é feito por meio da oferta de refeições e da educação alimentar e nutricional.
Segundo Eliene, o Pnae é hoje o maior programa de alimentação escolar do mundo promovido por um governo e é considerado referência pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa beneficiou 47 milhões de alunos em 2009 e conta com um orçamento de R$ 3,1 bilhões neste ano, mais de R$ 1 bilhão maior que o do ano passado.