Conecte-se a nós

Notícias

Alerta a população sobre os problemas causados pela tireoide

Published

em

Rio de Janeiro, 25 de maio/2010 – A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) deu início hoje (24) à Semana Internacional da Tireoide. O objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito dos sinais e sintomas das doenças da tireoide – glândula situada no pescoço responsável pelo metabolismo do organismo.

De acordo com a presidente regional da Sbem, Vivian Ellinger, os problemas ligados à tireoide, geralmente, são de origem familiar. Entretanto, não existe uma forma de evitar os transtornos causados pelo desequilíbrio dessa glândula. Por esse motivo, alerta a especialista, é preciso estar atento para os sintomas e fazer um diagnóstico correto e precoce dos distúrbios, a fim de evitar complicações, como ataques cardíacos.

“A tireoide pode apresentar problemas ou por funcionar demais (hipertireoidismo) ou por funcionar de menos (hipotireoidismo). Quando a glândula funciona em excesso, por exemplo, a pessoa pode apresentar sinais como suor excessivo, tremores, nervosismo e taquicardia.”

A Semana Internacional da Tireoide é realizada atualmente em 65 países. No Brasil, ela se estenderá até o próximo dia 29. Estão previstas ações em Santo André (SP), no dia 26; São Paulo (SP), dia 28; Curitiba (PR), Campinas (SP) e Salvador (BA), no dia 29.


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais