Geral
Previstos 200 radares para Santa Catarina
A base para implantação de controladores de velocidade na BR- 282 foram os estudos realizados em 2016, porém, à época, alguns pontos considerados críticos hoje já não o são, outros apontados como não concessionados, atualmente o são. Por essa razão, foi necessário fazer um novo estudo para definir onde há necessidade de instalação dos equipamentos. A previsão para Santa Catarina é de 200 faixas monitoradas, e alguns locais podem ter mais de um ponto, mas não há número definido para o trecho da BR-282, de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), regional Lages.
Por enquanto, a justiça fez a homologação do retorno desses radares com base neste estudo. O Dnit promoveu os processos licitatórios para dar cumprimento às homologações.
Segundo a assessoria do Dnit em Florianópolis, a licitação de controladores de velocidade para Santa Catarina foi homologada pelo órgão em Brasília; e compreende os lotes 11 e 12.
Como o estudo está defasado, o próprio Dnit estuda, junto à justiça, quais equipamentos serão mantidos e quais não, conforme necessidade mais atualizadas.
Já nos pontos sacramentados, as empresa estão se agilizando no que diz respeito à implantação dos equipamentos enquanto que, os pontos questionáveis, caso de rodovias em obras, que se tornaram mais perigosos, entre outras situações, serão revistos.