Geral

Previsão é de tempo bom para o fim de semana

Published

em

Tempo permanece quente no fim de semana - Foto: Marcela Ramos

O fim de semana será de tempo bom durante o dia, ideal para curtir atividades ao ar livre, como ir até a inauguração da reforma do Calçadão da Praça João Costa, que ocorre neste sábado de manhã, em Lages.

As temperaturas serão altas no município, principalmente durante a tarde, quando a máxima pode chegar a 22ºC, de acordo com informações da Epagri/Ciram. Mas a variação de temperatura, típica dessa época de primavera, continua, de noite o termômetro deve chegar a 10ºC.

No sábado, as temperaturas variam de 10ºC a 22ºC. No domingo, os termômetros vão de 8ºC a 23ºC e na segunda-feira, a previsão é de que a mínima seja de 11ºC e a máxima de 27ºC.

De acordo com a previsão do engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, no topo da Serra e no Litoral Sul, a queda de temperatura ao longo dia, se acentua de noite. São previstas mínimas entre 4ºC e 7°C na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema no fim da noite. 

Apesar de durante o dia, a temperatura ser alta, Coutinho alerta que durante a madrugada e o amanhecer de domingo e segunda-feira, há chance de geada isolada nas baixadas e no topo da Serra.

Os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, São Joaquim e Painel são mais suscetíveis a terem geada, segundo Coutinho. Ele conta que em 2019, teve 41 dias com marcas negativas em SC, sendo que dois dias tiveram ocorrência de neve nos meses de julho e agosto.

Chuva é prevista para a segunda quinzena de dezembro

Segundo a previsão da Epagri/Ciram, em dezembro, a segunda quinzena será mais chuvosa em relação à primeira. A chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140mm a 200mm no Estado.

Durante o trimestre, as passagens de frentes frias pelo litoral provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. Em novembro, dezembro e janeiro diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

A previsão da Epagri/Ciram é que, em novembro e em dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras. Mas, ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas da Serra Catarinense.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com