Geral

Previsão de temporal para esta quinta-feira na Serra Catarinense 

Published

em

Nuvens carregadas são prenúncio de tempestade Foto: Marcela Ramos

A passagem de uma frente fria vai trazer chuva para Santa Catarina, nesta quinta-feira (2). A previsão é de pancadas de chuva, com risco de temporais localizados, granizo e rajadas fortes de vento acima de 60km/h, especialmente na Serra Catarinense e no Oeste. São duas regiões castigadas pelo longo período de estiagem. Nas cidades falta água potável, e nos campos, as safras de milho e soja foram prejudicadas.

Conforme análise do centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Epagri/Ciram, não há indicativo de volume elevado de chuva, mas a precipitação será melhor distribuída nas regiões do estado, inclusive no Oeste.

A frente fria que chega na noite desta quinta-feira (2) e se estende até o fim de semana, está ligada a um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, que favorece rajadas de vento mais intensas e aumento na agitação do mar no litoral de Santa Catarina, principalmente para o Litoral Sul. 

Em Lages, a chuva vai predominar, o sol não deve aparecer nesta quinta, devido a grande quantidade de nuvens. Durante a noite as temperaturas começam a cair na Serra Catarinense. A temperatura máxima, não deve passar de 19°C.

“Existe a chance de trovoadas e chuva mais forte em Lages, mas não é muito grande. As temperaturas caem durante a noite”, afirma o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.

Na sexta-feira (3), o sol retorna para toda a Serra Catarinense, mas as temperaturas permanecem baixas. Nas cidades altas da região serrana, existe a probabilidade de geada. Em Urupema, a temperatura mínima prevista é de 2°C, em São Joaquim  3°C, e em Lages 7°C.

O final de semana também será com predomínio de sol e temperaturas mais baixas. O ar seco e frio deve provocar geada na Serra, com temperaturas próximas de 0ºC na madrugada e amanhecer. Em Lages as mínimas devem ficar entre 9°C a 10°C e a máxima não deve passar dos 22°C. 

Tendência de 5 a 15 de abril 

Entre os dias 5 e 7 o tempo segue estável com, temperatura baixa ao amanhecer nos dias 5 e 6 com chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul, por influência de uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil.

No dia 7, uma frente fria passa pelo litoral de SC provocando chuva mal distribuída com volume pouco significativo. Nos dias seguintes a temperatura diminui novamente devido a uma massa de ar seco que avança pelo Uruguai e Sul do Brasil.  

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com