Geral
Previsão de queda na temperatura anima comércio
Se a previsão de queda na temperatura para os próximos dias se concretizar, os comerciantes terão o que comemorar. Isso porque o clima ameno das últimas semanas, apesar de ser celebrado por quem não gosta do inverno, tem sido prejudicial para as vendas.
Meteorologistas preveem que, devido a grande e forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o país, haverá queda acentuada nas temperaturas. Aqui na Serra Catarinense, o frio deve ser mais intenso a partir da tarde de quarta-feira (3), com ápice no fim de semana, quando a mínima no topo da Serra deve ficar abaixo de 8ºC negativos.
O diretor executivo da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Lages, Jhonathan Roberto da Silva, afirma que o frio tem sido bastante esperado pelos comerciantes. “Até agora não teve frio intenso e isso prejudica diretamente as vendas, principalmente de itens de confecção e linha branca, como aquecedores e aparelhos de ar-condicionado”, comenta.
Ele destaca que no período da Festa Nacional do Pinhão, o clima ameno foi positivo para o turismo, mas teve reflexo negativo no comércio. “Se esfriar na intensidade que a previsão está dizendo, vai ser muito bom para vários setores, e a expectativa é de que as vendas superem o mesmo período do ano passado. O frio contribui muito para as lojas de vestuário, de eletrodomésticos e até o setor alimentício, como a venda de vinhos”, analisa.
Domingos Sávio Gomes é gerente de uma loja de calçados no Centro de Lages. Segundo ele, entre maio e julho costuma ser o melhor período para as vendas do inverno, o que não está acontecendo neste ano devido à ausência das baixas temperaturas. “A gente [lojistas] espera pelo frio para alavancar as vendas. Por enquanto, não está saindo quase nada dos produtos de inverno, mas esperamos que dê uma melhoradinha nos próximos 15 dias”.
Ele acredita que a lentidão nas vendas, quando o frio não é muito intenso, acontece porque as pessoas não têm necessidade em repor produtos de inverno como botas e pantufas. “Se a temperatura continuar como está, as pessoas não substituem alguns produtos que têm em casa, por isso não estão comprando. Esperamos que, com o frio, possa melhorar”.
Quem também está esperando pelo frio para alavancar as vendas é o gerente de uma loja de eletrodomésticos no Centro, Elton de Freitas. Segundo ele, se esfriar, aumenta a procura pela linha de aquecedores, aparelhos de ar-condicionado, fogões e lareiras, dentre outros.
Segundo ele, sua loja não tem passado por baixa nas vendas porque reinaugurou recentemente e está oferecendo ofertas aos clientes. “Mas, com certeza, se tivesse feito mais frio, a venda teria sido muito melhor”, completa.