Geral

Ações de proteção à vida em razão de previsão de frio intenso

Published

em

Foto: Toninho Vieira/ PML/ Divulgação

O amanhecer do segundo dia do mês de julho já anunciava um dia de frio e chuva fina persistente. Contudo, infelizmente o clima vai piorar, mas os sistemas públicos de amparo às pessoas estão a postos para prestar suporte e acolhimento humanizado com conforto para aqueles que não têm a sorte de viver em um lar quente, dispondo de uma cama com cobertores, roupas de tecido pesado para encarar as baixas temperaturas desta época, um banho quente e uma refeição à altura do que um ser humano merece. 

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou a observação meteorológica sobre o declínio acentuado de temperatura em todas as regiões do Estado devido à entrada de massa de ar polar, com início às 18h de quarta-feira (3), e o frio se estendendo até domingo (7), perdendo força na segunda (8). 

Em Lages, a prefeitura, através da Defesa Civil e Secretaria da Assistência Social e Habitação, intensifica serviços para bem atender as pessoas necessitadas. Na avenida Papa João XXIII, Bairro Petrópolis, na estrutura da antiga Mitra Diocesana, a Assistência mantém permanentemente pronto o Abrigo Temporário de Inverno, para onde cidadãos em situação rua são levados quando encontrados por profissionais do serviço de Abordagem Social, eliminando ou pelo menos amenizando o risco de problemas de saúde respiratórios, hipotermia ou até de óbitos.

Defesa Civil no atendimento direto às pessoas

A partir de terça-feira (2), uma viatura da Defesa Civil está circulando em praticamente todas as regiões da cidade, principalmente nos pontos comuns à presença de vítimas do frio permanecendo ao ar livre, como a Praça Joca Neves; Centro, por exemplo perto do Colégio Bom Jesus; Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera; Bairro Sagrado Coração de Jesus, e no entorno do Posto de Combustíveis Ouro Preto (Coral) e Igreja Nossa Senhora do Rosário. 

As pessoas serão convidadas a serem encaminhadas ao Abrigo Temporário. “Se a população identificar este perfil de pessoa andando nas ruas nestes dias de frio intenso, por gentileza ligue para os nossos telefones. Nós temos algumas previsões da Defesa Civil estadual que chegaram terça e ao longo da tarde faremos alertas em nossa página do Facebook. Não deixaremos que nenhum cidadão sofra com este problema”, pontua o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Jean Felipe de Souza. 

Os números da Defesa Civil com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, são 199 e 98406-4037. O 3221-1077 e o 3222-9661 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Abordagem social pela madrugada

O serviço de Abordagem Social da Secretaria da Assistência Social funciona 24 horas por dia e irá ganhar força ainda maior neste período de inverno rigoroso. O veículo com os assistentes sociais percorrerá a cidade à procura de necessitados. Os números para acionamento são 98406-2980 e 99921-1125.

Orientações

As recomendações são atenção com a população mais vulnerável, como enfermos, pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Além disto, abrigar animais domésticos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.

Fonte: Prefeitura de Lages

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com