Geral
Pressão faz governo mudar de posicionamento quanto aos cursos técnicos
Depois de ter anunciado que as matrículas de oito dos 18 Cedups do Estado estariam suspensas neste semestre, o governo estadual voltou atrás. A decisão se deve ao fato da comunidade, vereadores, deputados e gestores escolares pressionarem para a volta das matrículas. Só que ainda não foi definido quantos e quais cursos terão as matrículas reabertas.
Isso será decidido, segundo a Diretoria de Gestão da Rede Estadual até semana que vem. Primeiro, o órgão receberá uma lista dos Cedups com a relação de cursos. A data da reabertura das matrículas também não está definida. A proposta do governo é oferecer apenas os cursos com grande procura de alunos e baixos índices de evasão.
De acordo com a secretária estadual da Educação, Simone Schramm, não foi cogitado a possibilidade de se acabar com o ensino profissionalizante em Santa Catarina. “O que está em discussão não é a importância ou a qualidade dos cursos, mas por que os alunos estão desistindo dos cursos no meio do caminho?”, alerta a secretária.
Como medida para descobrir a resposta para esta pergunta, ela pediu aos diretores dos Cedups estudos junto a suas equipes sobre a matriz curricular dos cursos e as necessidades de cada região. O objetivo da revisão é combater os altos índices de evasão, pois segundo o governo, há cursos com mais de 40% de desistência de um semestre para o outro.
Pronatec
Paralelamente aos cursos ofertados pela Secretaria de Estado da Educação, a secretária anuncia a abertura de 250 vagas via Pronatec/Mediotec. Com o apoio da Frente Parlamentar Catarinense em Brasília, ela solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a abertura de outras 275 vagas para atender aos alunos do Ensino Médio ainda no segundo semestre de 2018. “O objetivo é oferecer cursos que tenham outra matriz curricular e fortalecer o Ensino Profissionalizante em Santa Catarina”.
Cursos oferecidos em Lages
Cedup Industrial
- Eletrônica;
- Eletrotécnica;
- Mecânica.
Cedup Renato Ramos
- Biotecnologia;
- Saneamento;
- Recursos Humanos;
- Manutenção;
- Informática;
- Análises Químicas;
- Administração;
- Contabilidade;
- Enfermagem;
- Edificações;
- Saúde Bucal;
- Segurança no Trabalho.