Conecte-se a nós

Notícias

Análise não esclarece morte de peixes no Salto Caveiras

Published

em

Vários peixes do tipo Cará foram encontrados na margem do Salto Caveiras - Foto: Adecir Morais/ Arquivo CL

Quase três meses depois de peixes da espécie Cará serem encontrados mortos na margem do alagado do Salto Caveiras, em Lages, a Polícia Militar Ambiental informou, através de uma coletiva de imprensa, que não se sabe o que causou a situação.

Foram coletadas amostras de água em 14 pontos diferentes e analisados 25 fatores possíveis de contaminação. A conclusão é de que a contaminação que causou a morte de peixes pode ter sido causada pelo ser humano ou por alguma razão biológica.

A investigação da água foi feita pelo Laboratório Beckhauser e Barros, que segundo o biólogo da PMA, Ilton Agostini, é reconhecido pelo Instituto do Meio Ambiente, pois segue protocolos internacionais de análise, coleta e transporte de material coletado.

Motivos das mortes

Agostini explica que não é possível, diante dessa pesquisa, elencar somente um fator que tenha contribuído para a morte de peixes, devido às várias possibilidades encontradas. Uma delas é a alteração no oxigênio dissolvido e no PH da água do Rio Carahá. Um dos pontos coletados apresentou 9,42 de PH, um nível considerado alto, já que o normal fica entre 6 e 9.

O nível do rio também pode ter influenciado na morte dos peixes. Ele estava 1,90 metros abaixo do normal. E isso faz com que a temperatura se eleve, aumente a atividade biológica, ocasionando diminuição do oxigênio e mais algas na água, pois há crescimento de nutrientes. A explicação da morte de peixes ter se concentrado no Salto é porque lá é um alagado.

Agostini ressalta que é importante ressaltar que metais pesados e alguns agrotóxicos testados, que causam câncer, não foram encontrados nas análises.

Próximo passo

Agora, o próximo passo da PMA é encontrar parceiros para entender a causa da morte dos peixes e depois encaminhar o projeto para solucionar o problema para o Ministério Público e assim angariar recursos.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: