Geral

Presídio regional promove evento pioneiro em SC

Published

em

Fotos: Divulgação

Palestras sobre câncer de colo de útero, de mama e de próstata, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, roda de perguntas e exames ginecológicos. Tudo isso está acontecendo durante essa semana, no Presídio Regional de Lages, no Bairro São Cristóvão. Profissionais da saúde da Prefeitura de Lages estão fazendo este trabalho que também aumenta a autoestima dos (as) detentos (as) com filmes e palestras durante a Semana da Saúde, que começou de segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (22).

O projeto, pioneiro em Santa Catarina, tem o intuito de prevenir doenças, já que tratá-las é mais difícil e oneroso, devido a questão de logística. O diretor do presídio Diogo Costa Lopes, ressalta que além de cuidar da saúde dos (as) presos (as), a programação ajuda a quebrar a rotina deles, que possuem poucas horas de sol. “Nossa intenção é englobar 50% da unidade agora e o restante até fim do semestre. Tivemos que organizar assim por conta do espaço, que é limitado”.

Oliveira percebe que a maioria possui muitas dúvidas com relação à saúde sexual, apesar de existir outros projetos neste âmbito, este é mais amplo. “Os resultados dos exames serão enviados para o Ministério Público, Judiciário, Departamento de Administração Prisional (Deap) e para a Secretaria Municipal de Saúde. Estamos documentando tudo, pois a intenção é que este evento ocorra em todos os presídios do Estado”.

Apesar do evento ter começado ontem, o retorno dos detentos para os agentes de segurança está sendo ótimo, segundo o diretor. “É bem gratificante, melhora até a relação entre o preso e o agente. Outra questão importante é que não podemos inserir um detento doente na sociedade, então se alguém precisar de tratamento, já poderá fazer”.

Ele deixa claro que não é porque os presos estão recebendo uma atividade diferenciada, que eles não são cobrados pelos seus deveres, como serem disciplinados. “Eles têm direitos que precisam ser respeitados. Não é porque estamos promovendo essas atividades, que a segurança da unidade é afetada”.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com