Geral

Prefeitura se agiliza para digitalizar mapas e documentos

Published

em

Lidyane está fazendo levantamento do material que será digitalizado - Foto: Bega Godóy

A prefeitura de Lages vai lançar edital para contratar uma empresa que digitalize seus mapas (A0 a A3) e documentos (A4). Não há data ou período para anunciar a licitação. O certo é que o processo será realizado ainda nesta gestão e estendido ao cadastro imobiliário da Secretaria de Planejamento e Obras (Seplan). A ação promoverá a modernização com a digitalização dos livros cadastrais de registro de imóveis, que começaram a ser registrados na década de 50, plantas com desenhos das quadras e das fichas cadastrais de cada terreno com informações das medidas e propriedades.

Com a sequência da implantação do programa Aprova Digital, adotado esse ano pela Prefeitura, o arquivo digital dará acesso fácil à população para a busca de inúmeras informações em tempo real e facilitará os trabalho dos servidores que precisam encontrar documentos muito antigos nos arquivos e, por essa razão, poderão desempenhar outras funções, aumentando sua produtividade. 

A diretora de cadastro da Seplan, Lidyane Bremenkamp, está realizando levantamento do volume dos documentos a serem digitalizados para estabelecer o edital. Segundo o secretário da Seplan, João Alberto Duarte, o processo para digitalizar o cadastro imobiliário da prefeitura já teve início. Esta etapa, agora, exige um esforço muito grande da equipe, devido a necessidade de compilar todas as informações e documentos necessários para a licitação e a efetivação da sua implantação. “A modernização desse processo, padroniza os fluxos internos de protocolo, reduz custos e deixa a administração ainda mais transparente”, informou.

Aprova Digital

Ajuda as prefeituras a desburocratizar e acelerar a tramitação dos processos, migrando do papel para o online. Em Lages, o sistema foi implantado neste ano, sendo um dos maiores avanços tecnológicos disponibilizados aos cidadãos. Agora é possível realizar os protocolos de projetos para emissão de alvará de construção, consulta de viabilidade e habite-se, via “on line”, dispensando a apresentação dos projetos fisicamente. 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com