Geral
População se preocupa com falta de limpeza do rio Passo Fundo, no Bairro Sagrado Coração de Jesus
Quando chove, os moradores do Bairro Sagrado Coração de Jesus, na região próximo ao rio Passo Fundo, começam a ficar preocupados com a possibilidade de enchente. Essa já uma situação frequente, devido ao acúmulo de lixo, terra e vegetação nas encostas do rio.
O morador Eleomar Correia Hanzen, relembra que, em novembro do ano passado, a rua parecia uma continuação do rio e muitos vizinhos perderam parte dos móveis.
Na casa de Eleomar, por exemplo, as camas molharam e foi preciso jogá-las fora. Mas, os vizinhos precisaram descartar guarda-roupas, armários e outros móveis. Ele, que mora há 40 anos na região, relembra que não era comum isso acontecer e percebe que se tornou mais comum nos últimos anos.
A falta de limpeza às margens do rio também preocupa os moradores, que relacionam isso com os problemas de enchente. Eleomar ressalta que foi realizada a limpeza somente de uma parte do rio. O trecho que permanece com vegetação alta e lixo, preocupa.
O secretário de Meio Ambiente, Euclides Mecabô, explica que foi realizada a limpeza da parte do rio em que foi solicitada pelos moradores. Ele acrescenta que foi com a comunidade até o local. As equipes da secretaria têm dificuldades de acessar os pontos onde é necessária a manutenção, já que há construções muito perto da margem, o que impossibilita a chegada das máquinas. Mecabô ressalta que é preciso orientar a população, porque um dos problemas daquele ponto, é o acúmulo de lixo na encosta.
Lixo bloqueia a água
O executivo da Defesa Civil, que é responsável por organizar as limpezas dos rios, Jean Felipe, explica que encaminhou ofício para a Secretaria do Meio Ambiente solicitando a mão de obra para a manutenção do rio.
Ele ressalta que o problema do Rio Passo Fundo é com as enxurradas e também com o lixo. Jean lembra que há duas semanas fizeram uma ação de limpeza no trecho, onde encontraram aparelhos eletrônicos e até animais mortos jogados no rio. Por isso, ele acrescenta que é importante a população está conscientizada que não se deve jogar lixo na água, para ajudar a evitar as enchentes.