Geral
Polícia dá dicas que podem recuperar TVs e celulares
Para ajudar a polícia a encontrar celulares roubados, furtados ou perdidos, o delegado do 2º DP, em Lages, Jackson Guasselli Pessoa, explica que é necessário ter o número do IMEI. Com este dado, aliado a outras investigações da polícia, é possível encontrar um celular perdido ou furtado.
A partir dessa estratégia, em uma única operação foram encontrados sete aparelhos. “O IMEI é como se fosse o número do chassi de um carro. Cada aparelho tem um. Tem na nota fiscal, na caixinha ou no próprio celular.”
O delegado explica que algumas pessoas instalam um aplicativo de localização, porém, ele pode ser removido por quem furtou ou roubou o aparelho. Hoje, há até grupos no WhatsApp e Facebook para este tipo de produto e sempre há compradores.
O delegado alerta que quem compra um aparelho furtado ou roubado, também comete crime e pode responder por receptação. “Se o valor está bem abaixo do mercado, é porque tem algo errado”. Ele ainda esclarece que se alguém encontrar um celular, tem 15 dias para devolver ao dono, se isso não acontecer, deve-se entregá-lo para a polícia.
A precaução de guardar o número de registro de eletrônicos também vale para televisores, mas, neste caso, é o número de série que se chama e não IMEI como é para os celulares. “Atrás da TV, fica o número de série ou também na nota fiscal, que pode ser solicitada na loja.”