Geral
Polícia Civil prende 25 pessoas em 10 municípios e Lages está na lista
Além das 25 presas em suas residências, as investigações responsabilizaram outras 30, que já estavam no sistema prisional. Em Lages, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão.
A Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado – Draco/Deic, deflagrou, durante esta segunda-feira (15), a Operação Conexão. Cerca de 230 policiais cumpriram 113 mandados expedidos pela Justiça, sendo 70 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão, em dez municípios catarinenses (Florianópolis, Blumenau, Gaspar, Joinville, Lages, Palhoça, São José, Águas Mornas, Penha e Corupá).
Na Serra Catarinense, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão. A Deic contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Lages, Sérgio Roberto de Souza, foram presos Adilson de Oliveira de Quadros e o casal Elvis da Silva de Morais e Letícia de Souza Cardoso.
Eles são investigados por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e organização criminosa. Durante as buscas, foram apreendidas drogas, celulares entre outros apetrechos relacionados ao crime. O trio foi conduzido ao Presídio Regional de Lages.
Conforme o diretor da Deic, Delegado Anselmo Cruz, estas pessoas estavam sendo investigadas desde 2017 por integrar organização criminosa. “Esta operação é resultado de um trabalho contínuo de investigação e monitoramento das facções criminosas”, disse o delegado Anselmo Cruz.
Coordenador da Investigação, o titular da Draco, delegado Antônio Seixas Joca, destacou que o foco foi nas cidades maiores e identificadas pessoas que operacionalizavam o tráfico em pequenos municípios catarinenses com contatos, inclusive, com criminosos de outros estados.
O delegado-geral, Marcos Ghizoni, assinalou que a Polícia Civil tem uma capilaridade que permite atuar ao mesmo tempo em todo o Estado. “Nós conseguimos mobilizar policiais civis em todas as regiões e, assim, termos efetividade maior. E isso resulta num trabalho de excelência como a Operação Conexão,” disse Ghizoni.
Já o Secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu Oliveira Pinto Junior, disse que a operação Conexão é mais uma resposta do Estado no combate à criminalidade com a gestão das operações feitas dentro dos limites da legalidade.