Notícias

PM encerra Operação Inverno em Santa Catarina

Published

em

Foto: ArquivoCL

Os municípios de Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Retiro e Bom Jardim da Serra registram maior movimento turístico nos meses de inverno, época considerada como sendo de alta temporada na região. Por este motivo, demanda maior atenção à segurança. Com o objetivo de coibir crimes nesta época, foi criada a Operação Inverno, que neste ano terminou no dia 31 de agosto, resultando em mais de 60 dias de policiamento intensivo.

A operação da PM é realizada em três etapas. A primeira foi em junho, durante o Recanto do Pinhão, no Centro de Lages. Na segunda fase, as ações da Polícia Militar se voltaram para a 31ª Festa Nacional do Pinhão. Juntos, os dois eventos concentraram mais de 300 mil pessoas.

Capacitação

Policiais foram treinados e capacitados para atender, na terceira e mais longa fase da operação, turistas vindos de todas as regiões do país em busca das baixas temperaturas e belas paisagens da Serra Catarinense. Nesta etapa, trabalharam 175 policiais militares. Nas três fases da operação, mais de 17 mil quilômetros foram percorridos. Somente em São Joaquim, 3,6 mil quilômetros foram rodados. Durante as ações policiais, foram abordadas mil pessoas e 607 veículos.

A Polícia Militar intensificou os trabalhos, ampliou os pontos de abrangência e trabalhou com profissionais especializados. “Todo esse processo demandou treinamento para os policiais, os cursos de capacitação levaram os policiais a serem referência aos visitantes, com o objetivo de proporcionar mais segurança e organização durante a época de intensa movimentação”, destaca o comandante da PM em São Joaquim, primeiro-tenente Guilherme Wolf.

Para a Polícia Militar de Santa Catarina, a operação permitiu a reconfiguração das rotinas de policiamento, permitindo que o conjunto de estruturas no meio turístico, como agência de viagens, empresas de turismo, loja de souvenirs e demais atividades ligadas ao turismo, pudesse ser inserido nas análises de planejamento das operações em eventos e policiamento diário. “Nesse sentido, passamos a especializar nosso policial militar e munir a logística com foco na atuação durante a temporada de inverno, e manter a relação entre a corporação e as partes interessadas no setor turístico”, frisa o comandante do 6º BPM, tenente-coronel, Alfredo Nogueira.

Fonte: Catarinas Comunicação

clique para comentar

Deixe uma resposta