Geral

Parceria com municípios visa à ampliação de novos doadores

Published

em

Tânia veio de São Joaquim para doar sangue no Hemosc de Lages - Foto: Adecir Morais

O Hemosc de Lages pretende aumentar a parceria com os municípios para reforçar os estoques de sangue do órgão. A ideia é conseguir doadores de todas as cidades da região. 

De acordo com a assistente social do Hemosc, Jady Mabília, atualmente, apenas cerca de 10% dos doadores do estabelecimento são de outros municípios, porém, a ideia é mudar este quadro. “Temos parceria com 17 municípios, mas agora vamos procurar aumentar este número por meio das secretarias municipais de saúde”, comentou Jady.

Segundo ela, a quantidade de doadores da região caiu de 2017 para cá, quando a coleta externa foi suspensa por causa de “problemas de logística, falta de equipe para se deslocar aos municípios e também por exigências da Vigilância Sanitária”, diz Jady. Apesar disso, ela garantiu que o estoque do estabelecimento está conseguindo atender às necessidades.

O Hemosc de Lages possui cerca de mil cadastros de doadores e, mensalmente, coleta, aproximadamente, 800 bolsas de sangue. O material é disponibilizado aos hospitais e clínicas da cidade e também vai para todo o Estado. Jady disse que o órgão funciona de segunda a sexta-feira e um sábado por mês, com a possibilidade de agendamento de doações em grupo em outros sábados.

A autônoma Tânia da Rosa, de 34 anos, veio da localidade de Boava, no interior de São Joaquim, na sexta-feira (7), para doar sangue em Lages. “Vim de carro próprio, mas seria interessante a prefeitura de lá organizar um grupo de doadores para trazer a Lages”, disse ela.

A maioria dos doadores é de Lages, como a teleatendente Gabriela Lemos, de 21 anos, que na sexta-feira (7) estava fazendo a doação. “Doo sangue pela primeira vez. Minha mãe é doadora e sempre tive vontade de fazer isso, aí, estava passando aqui pela frente do Hemosc e decidi chegar para fazer a minha doação”, contou.

No sábado (8), das 8h às 12h, um grupo de 12 pessoas do município de Salete, uma cidadezinha do Alto Vale do Itajaí, esteve em Lages para doar sangue.

Doação

Em média, todo o processo de doação dura 55 minutos. Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas).

Também é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter repousado bem na noite antes da doação e evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação, além de evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com