Esportes

Paratleta de Lages vai disputar a Olimpíada Estudantil

Published

em

Gabriel treina no Ginásio da Apae, em Lages - Foto: Adecir Morais

Gabriel Bortolozzo, de 13 anos, vai disputar as Paralimpíadas Escolares, de 19 a 24 de novembro. A competição vai acontecer no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista. As disputas reunirão competidores de todo o Brasil de 26 estados do Brasil.

Gabriel vai integrar a seleção catarinense na bocha paralímpica. Residente no Bairro da Penha e estudante da Escola Nossa Senhora das Penha, ele é um único competidor de Lages na modalidade e o primeiro da cidade a representar o município na história das Paralimpíadas Escolares.

“A expectativa é grande [para as disputas]. Estou com o coração a mil por hora”, comentou o jovem, que é portador de Ataxia Telangiectasia, uma doença rara que afeta o cérebro e causa deficiência física. Ele treina na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), sob a coordenação do professor de educação física da entidade, Fabrício Matos.

A bocha paralímpica compreende quatro categorias (BC1, BC2, BC3 e BC4), variando entre o grau de comprometimento motor e a possibilidade de receber ajuda para fazer o lançamento. Gabriel é cadeirante e pratica a categoria BC2. Começou no esporte no ano passado e já conquistou dois títulos. Ele foi bronze e ouro nos Jogos Escolares de Santa Catarina de 2017 e 2018, respectivamente.

Fabrício informa que o atleta está realizando os últimos preparativos antes de embarcar para São Paulo. São três treinos por semana, todas as segundas, quartas e sábados, além de trabalho de fortalecimento muscular na academia. “Ele tem um enorme potencial. Chegar a uma Olimpíada Escolar é o auge de todo o atleta”, diz Fabrício.

Gabriel viajará acompanhado da mãe, Simone Bortolozzo. “Além de gostar do que faz, ele sonhava em viajar de avião e agora vai concretizar esse sonho. Estou orgulhosa dele”, comenta a “mamãe-coruja, que faz questão de acompanhar de perto todos os treinos do filho.

Alunos da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Assesp) também participarão da competição: Maria Eduarda Varela, Emanuelly Remoaldo (vôlei sentado), João Vitor (futebol sete), Ian Nunes, Larissa de Lima, Cauane Freitas, Amanda Lucrecio (atletismo).

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com