Esportes
Paratleta de Lages vai disputar a Olimpíada Estudantil
Gabriel Bortolozzo, de 13 anos, vai disputar as Paralimpíadas Escolares, de 19 a 24 de novembro. A competição vai acontecer no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista. As disputas reunirão competidores de todo o Brasil de 26 estados do Brasil.
Gabriel vai integrar a seleção catarinense na bocha paralímpica. Residente no Bairro da Penha e estudante da Escola Nossa Senhora das Penha, ele é um único competidor de Lages na modalidade e o primeiro da cidade a representar o município na história das Paralimpíadas Escolares.
“A expectativa é grande [para as disputas]. Estou com o coração a mil por hora”, comentou o jovem, que é portador de Ataxia Telangiectasia, uma doença rara que afeta o cérebro e causa deficiência física. Ele treina na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), sob a coordenação do professor de educação física da entidade, Fabrício Matos.
A bocha paralímpica compreende quatro categorias (BC1, BC2, BC3 e BC4), variando entre o grau de comprometimento motor e a possibilidade de receber ajuda para fazer o lançamento. Gabriel é cadeirante e pratica a categoria BC2. Começou no esporte no ano passado e já conquistou dois títulos. Ele foi bronze e ouro nos Jogos Escolares de Santa Catarina de 2017 e 2018, respectivamente.
Fabrício informa que o atleta está realizando os últimos preparativos antes de embarcar para São Paulo. São três treinos por semana, todas as segundas, quartas e sábados, além de trabalho de fortalecimento muscular na academia. “Ele tem um enorme potencial. Chegar a uma Olimpíada Escolar é o auge de todo o atleta”, diz Fabrício.
Gabriel viajará acompanhado da mãe, Simone Bortolozzo. “Além de gostar do que faz, ele sonhava em viajar de avião e agora vai concretizar esse sonho. Estou orgulhosa dele”, comenta a “mamãe-coruja, que faz questão de acompanhar de perto todos os treinos do filho.
Alunos da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Assesp) também participarão da competição: Maria Eduarda Varela, Emanuelly Remoaldo (vôlei sentado), João Vitor (futebol sete), Ian Nunes, Larissa de Lima, Cauane Freitas, Amanda Lucrecio (atletismo).