Geral

Para reduzir barro e poeira, idosa fecha os buracos da rua

Published

em

Foto: Camila Paes

Aos 72, dona Dorvalina Silva é quem fecha os buracos da rua onde mora, no Bairro Caravágio, em Lages. Ela reúne as pedras que ficam as laterais da Marechal Artur Costa e Silva e coloca no máximo de buracos que consegue. A dona de casa faz essa atividade com frequência, principalmente quando percebe que as fissuras aumentam.

Dorvalina revela que, além do problema com a grande quantidade de buracos, a alta velocidade que os veículos passam pelo local também preocupa. Enquanto a reportagem esteve no local, foi possível perceber a imprudência de alguns motoristas, que para desviar dos buracos, jogam os veículos para muito próximo do portão da casa da idosa.

Ela explica que isso é comum, principalmente durante a noite, quando o movimento aumenta. Além disso, é comum os veículos ficarem parados na rua, com som alto, madrugada a dentro. O pó também incomoda em dias secos, e faz com que os problemas respiratórios do marido piorem. Em dias de chuva, o barro escorre pela garagem. É por isso, que ela trata de cobrir os buracos da melhor forma que pode.
Em frente à casa de Dorvalina, está a escola estadual Cora Batalha. Ela revela que os professores também reclamam da poeira e que é preciso sempre manter as janelas fechadas por causa da sujeira. Há sete anos, Reinert Franzen administra uma empresa na rua. Ele reforça que a incidência de pó é muito grande e que a alta velocidade dos veículos é um problema.

O secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi esteve pessoalmente na rua para avaliar a situação. Parte da rua é asfaltada e passou, recentemente, por uma operação tapa-buracos, mas não há como garantir que o restante da via receberá pavimentação. Entretanto, ele garante que outras melhorias serão realizadas, como parte de um cronograma de obras no Bairro Caravágio.

clique para comentar

Deixe uma resposta