Conecte-se a nós

Notícias

Cabeamento subterrâneo atrai novas empresas de comunicação para Lages

Published

em

Cabeamento subterrâneo atrai novas empresas

Oito empresas de telecomunicações já estão fazendo o uso do cabeamento subterrâneo, no Centro de Lages. Além disso, novas empresas que ainda não ofereciam os serviços na cidade entraram com a solicitação na prefeitura para passar a oferecer as funções no município.
No dia 3 de fevereiro, a rua Correia Pinto, no Centro, será a primeira a ter seus postes antigos retirados. O diretor de urbanismo e planejamento da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages, Roberto Provenzano, explica que a Celesc é quem fará a retirada dos postes que antes eram utilizados para oferecer os serviços de telecomunicações e também iluminação para as vias. O serviço de retirada seguirá até o dia 25, quando o entorno do terminal urbano, no Centro, também terá os postes retirados.

Enquanto essas atividades forem realizadas, o trânsito nas vias será parcialmente interrompido. Como grande parte das compartilhadas já passou a utilizar o cabeamento subterrâneo, os usuários não deverão sofrer alterações no recebimento do sinal. Provenzano ressalta que, caso o serviço seja interrompido, é porque a empresa não realizou a instalação subterrânea. Já a iluminação pública, com os novos postes e luz de LED, estão funcionando normalmente.

Provenzano explica também que, inicialmente, não será cobrado aluguel das empresas compartilhadas para que utilizem as tubulações subterrâneas, que pertencem à Prefeitura de Lages. Para a utilização dos postes, as empresas pagam aluguel para a Celesc.

A obra

Na segunda quinzena de janeiro de 2014, foi iniciada a obra para implantação do cabeamento subterrâneo. O orçamento, na época, foi de R$ 7 milhões. No projeto inicial, sete ruas (Marechal Deodoro, Nereu Ramos, Coronel Córdova, Correia Pinto, Emiliano Ramos, Quintino Bocaiuva e Frei Rogério) e os dois calçadões passariam pela instalação de tubulações subterrâneas.

Em 2013, a Rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) foi inteiramente reformada, com a instalação do cabeamento, novos postes e nova rede de saneamento básico. As ruas Nereu Ramos, Coronel Córdova e os dois calçadões, só passarão pela retirada dos postes quando a obra de revitalização do Centro for iniciada. Provenzano ressalta que, até fevereiro, o edital que contratará a empresa que executará esta obra será lançado pela prefeitura.

Cronograma da retirada dos postes

>>1ª Etapa_ Rua Correia Pinto – dias 3/2 e 4/2

>>2ª Etapa_ Rua Marechal Deodoro – dias 10/2 e 11/2

>>3ª Etapa_ Adjacências da Catedral – dias 17/2 e 18/2

>>4ª Etapa_ Adjacências do Terminal Urbano – dias 24/2 e 25/2

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: