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Cabeamento subterrâneo atrai novas empresas de comunicação para Lages

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Cabeamento subterrâneo atrai novas empresas

Oito empresas de telecomunicações já estão fazendo o uso do cabeamento subterrâneo, no Centro de Lages. Além disso, novas empresas que ainda não ofereciam os serviços na cidade entraram com a solicitação na prefeitura para passar a oferecer as funções no município.
No dia 3 de fevereiro, a rua Correia Pinto, no Centro, será a primeira a ter seus postes antigos retirados. O diretor de urbanismo e planejamento da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages, Roberto Provenzano, explica que a Celesc é quem fará a retirada dos postes que antes eram utilizados para oferecer os serviços de telecomunicações e também iluminação para as vias. O serviço de retirada seguirá até o dia 25, quando o entorno do terminal urbano, no Centro, também terá os postes retirados.

Enquanto essas atividades forem realizadas, o trânsito nas vias será parcialmente interrompido. Como grande parte das compartilhadas já passou a utilizar o cabeamento subterrâneo, os usuários não deverão sofrer alterações no recebimento do sinal. Provenzano ressalta que, caso o serviço seja interrompido, é porque a empresa não realizou a instalação subterrânea. Já a iluminação pública, com os novos postes e luz de LED, estão funcionando normalmente.

Provenzano explica também que, inicialmente, não será cobrado aluguel das empresas compartilhadas para que utilizem as tubulações subterrâneas, que pertencem à Prefeitura de Lages. Para a utilização dos postes, as empresas pagam aluguel para a Celesc.

A obra

Na segunda quinzena de janeiro de 2014, foi iniciada a obra para implantação do cabeamento subterrâneo. O orçamento, na época, foi de R$ 7 milhões. No projeto inicial, sete ruas (Marechal Deodoro, Nereu Ramos, Coronel Córdova, Correia Pinto, Emiliano Ramos, Quintino Bocaiuva e Frei Rogério) e os dois calçadões passariam pela instalação de tubulações subterrâneas.

Em 2013, a Rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) foi inteiramente reformada, com a instalação do cabeamento, novos postes e nova rede de saneamento básico. As ruas Nereu Ramos, Coronel Córdova e os dois calçadões, só passarão pela retirada dos postes quando a obra de revitalização do Centro for iniciada. Provenzano ressalta que, até fevereiro, o edital que contratará a empresa que executará esta obra será lançado pela prefeitura.

Cronograma da retirada dos postes

>>1ª Etapa_ Rua Correia Pinto – dias 3/2 e 4/2

>>2ª Etapa_ Rua Marechal Deodoro – dias 10/2 e 11/2

>>3ª Etapa_ Adjacências da Catedral – dias 17/2 e 18/2

>>4ª Etapa_ Adjacências do Terminal Urbano – dias 24/2 e 25/2

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Carro invade loja após acidente, em Lages

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Fotos: Divulgação

Um carro invadiu uma loja de materiais elétricos por volta das 20h50 de terça-feira (17). O condutor de veículo Citroen C4, perdeu o controle da direção após se envolver em um acidente com um Honda Civic, no cruzamento das Ruas Marechal Deodoro e Cândido Ramos, no Centro de Lages. Os condutores que não tiveram a identidade divulgada, não se feriram.

Segundo a Polícia Militar, o Citroen seguia pela Rua Marechal Deodoro, sentido Centro/Bairro, quando teve a lateral atingida por pelo Honda, que teria invadido a preferencial.

Com o impacto, o motorista do perdeu o controle do carro, foi parar dentro da loja Fendamix . Grades e vidros foram arrancados.

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Princípio de incêndio assusta moradores do Vila Esperança

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Foto: Patrícia Vieira

Um princípio de incêndio assustou os moradores da Rua Fernando Machado de Souza, no loteamento Vila Esperança, no Bairro Guarujá, em Lages, na manhã desta quarta-feira (18).

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8 horas, porém quando chegou ao local, o fogo já havia sido controlado, sem maiores danos. Apenas a proprietária da casa estava no local no instante do incêndio. Ela conseguiu sair de casa e pedir ajuda. Ninguém se feriu.

Segundo a moradora, Noeli da Silva Leodoro, de 59 anos, o  fogo começou em um dos cômodos da casa e a suspeita é que a parte elétrica tenha ocasionado o incêndio, porém, será necessária a perícia para confirmação.

 

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“Não teve como reverter”, diz médico sobre morte de paciente

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O Pronto Atendimento tem sofrido com a superlotação, o que acaba sobrecarregando o trabalho da equipe de médicos e enfermeiros - Foto: Adecir Morais

O diretor técnico do Pronto Atendimento de Lages, Pedro Iung disse, nesta terça-feira (17), que a equipe que atua na unidade fez de tudo para evitar a morte de uma mulher, de 55 anos, que deu entrada no local, na última segunda (16). Ele narrou a cronologia dos fatos e garantiu que todo o atendimento foi feito dentro do que determina o protocolo de atendimento.

De acordo com ele, a paciente, que morava em São José do Cerrito, chegou na unidade às 14h47, trazida por familiares. Às 14h51, passou pelo setor de enfermagem, quatro minutos mais tarde, recebeu atendimento de médicos e enfermeiros na sala de emergência. Ela morreu após sofrer uma parada respiratória, depois de sucessivas manobras na tentativa de reanimá-la.

Pedro afirmou que a mulher deu entrada na unidade em estado grave e com sintomas de infarto. No setor de emergência, recebeu todo o atendimento necessário. “A paciente chegou em estado gravíssimo, não teve como reverter [a morte]”, declarou o diretor, salientando que a mulher tinha histórico de pressão alta, diabetes, tabagismo e infarto.

Em relação a uma possível queda da paciente enquanto recebia atendimento, o diretor destacou que, ao tentar levantar-se da maca, ela foi acudida por uma enfermeira, mas “escorregou” e ficou de “joelhos no chão”, sendo socorrida imediatamente pela equipe de enfermagem.

“Em absolutamente nenhum momento a paciente ficou sozinha ou deixou de ser atendida. Infelizmente, a morte aconteceu em decorrência do problema cardíaco, conforme consta no atestado de óbito”, reforçou uma nota encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. O CL não conseguiu contato com familiares da mulher.

Onde buscar atendimento

Em Lages, existem dois estabelecimentos que atendem casos de urgência e emergência (Pronto Atendimento e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres – HNSP). O diretor explicou que, pelo SUS, quando um paciente apresenta sintomas de infarto, precisa ser atendimento no Pronto Atendimento primeiro.

Nesta unidade, é avaliado o tipo de atendimento que o paciente precisa. Se houver diagnóstico de infarto, o médico encaminha o caso ao setor de emergência do HNSP, referência regional em cardiologia.

A unidade avançada do Samu também pode encaminhar casos de infarto para este setor. Pacientes que vêm do interior, encaminhados com diagnóstico, também são levados para este setor. Todos os atendimentos de urgência e emergência em Lages, exceto os casos de acidente de trânsito, precisam ser atendidos no Pronto Atendimento.

Vale lembrar que esta unidade, tem sofrido nos últimos dias com a superlotação, o que acaba sobrecarregando o trabalho da equipe médica e de enfermagem da unidade. Só nesta terça, havia 26 pacientes aguardando vagas em hospitais do município, sem falar de dezenas de pacientes que esperavam nos corredores.

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