Geral
Para melhorar índices de saneamento básico, região terá um Fórum Permanente
Lages conta com apenas 33% do esgoto coletado e, destes, só 39% recebem tratamento adequado. Para conscientizar a população e desenvolver estratégias de ação para mudar essa situação, instituições públicas e privadas juntaram forças e criaram o Fórum Permanente em Saneamento Básico do município.
A solenidade de lançamento será na próxima segunda-feira (18), durante a abertura da Semana da Água, no Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, às 15h, com a assinatura, por representantes das entidades envolvidas, de um manifesto de comprometimento com a melhoria do saneamento básico e da qualidade de vida no município.
A ideia da criação do Fórum nasceu de um encontro realizado em janeiro passado, por iniciativa do Banco da Família e da Tigre e com a participação do poder público municipal, universidades da região, polícia militar ambiental, entidades gestoras de água e instituições públicas e privadas.
“Além de investimentos para a ampliação da rede de coleta e tratamento, precisamos conscientizar a população sobre a importância do saneamento e da água tratada”, diz Isabel Baggio, presidente do Banco da Família. “Muitos moradores não sabem também que é responsabilidade deles conectar as casas à rede pública”.
A Semana da Água, que acontece até sábado (23), terá uma programação abrangente com uma série de ações socioambientais e de mobilização da população e que inclui trilhas em cachoeira, caça ao tesouro, visita ao aterro sanitário, cooperativa de reciclagem, minicompostagem ecológica, distribuição de material informativo, palestra, entre outras. “Queremos sensibilizar sobre o esse importante tesouro que temos, como utilizá-lo de maneira racional e preservar para as futuras gerações”, diz Isabel.
A iniciativa da Semana é alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira (22/3) e que mobiliza entidades e instituições em todos os países em favor da preservação dos recursos hídricos: embora um terço da superfície da Terra seja de água, apenas 0,008% é potável e serve para o consumo humano.