Geral

Papai Noel leva presentes e alegria para as famílias

Published

em

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Quando se pensa no Papai Noel, logo nos vem à mente um senhor que usa roupas vermelhas, botas pretas e cajado, com barba branca e longa, e até mesmo com alguns quilinhos a mais, e que na véspera do Natal traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Quem incorpora o bom velhinho todos os anos tem a missão de levar alegria, esperança e ajudar a transmitir toda a magia do Natal.

Natural de Bom Retiro, na Serra Catarinense, Roberto Fausel, de 71 anos, vive o encantamento da profissão de representar o Papai Noel e transformar a vida de muitas pessoas durante o mês de dezembro, desde 1987.

Na época, a família morava em Blumenau e tudo começou por uma curiosidade do filho, com apenas 3 anos. “Meu filho me questionou se o papai Noel existia de verdade, então, por que não iria em casa.”

No ano seguinte, Betto, como é mais conhecido, preparou-se para surpreender o garoto. A história do Papai Noel é baseada em ficção, mas a realidade é bem mais bonita de se ver.

Foi em 1988, que o Papai Noel entrou em ação. O que ele não imaginava é que isso se tornaria um dos principais hobbies. “Desde então, as festas natalinas ficaram mais alegres e a presença do bom velhinho trouxe deslumbramento, pois receber os presentes das mãos do Papai Noel dá uma sensação de magia, encantamento para quem recebe” conta.

Ainda no mesmo ano, o Papai Noel foi convidado para fazer a entrega dos presentes para uma família tradicional de Brusque. Tradição que se mantém viva até os dias de hoje.

A rotina de um Papai Noel é puxada. Há 12 anos morando em Lages, nesta época do ano, Roberto fica com a agenda lotada. O trabalho é voluntário. Ele recebe convites para fazer entregas de presentes por vários municípios de Santa Catarina, que vai de confraternização de empresas até a distribuição de balas e cestas básicas para famílias. “O sorriso no rosto de uma criança não tem preço. Quando chego e vejo aquela gritaria, todo mundo querendo ver o Papai Noel, me sinto realizado”, finaliza

O Papai Noel: origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas perto das chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, foi apresentada na revista Harper’s Weeklys.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, com as cores que também eram as do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo da forma que é hoje, com barba branca e roupa vermelha. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. 

Fonte: Sua Pesquisa

clique para comentar

Deixe uma resposta