Notícias

Palestras visam à educação financeira para jovens aprendizes

Published

em

Em Lages, as palestras serão direcionadas a menores aprendizes - Foto: Banco da Família/Divulgação

Segundo levantamento recente do Banco Central, o número de brasileiros endividados era superior a 63 milhões até março de 2019. Ajudar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro é o tema principal do circuito de palestras gratuitas que o Banco da Família promove em Joaçaba, Caçador, Lages e Vacaria entre os dias 21 e 23 de maio, dentro da programação da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central.

Em Lages, a atividade vai beneficiar jovens de 14 a 24 anos que integram o Programa de Jovem Aprendiz da Fundação Carlos Jofre do Amaral, onde as palestras acontecem no dia 23 de maio, às 8h15, e às 13h45. A presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, explica que serão abordadas dicas e ferramentas para envolver toda a família no processo de mudança de hábitos financeiros.

“Em uma situação difícil de endividamento, por exemplo, pais e filhos precisam identificar e cortar juntos os gastos desnecessários para mudar a lógica de consumo. A dívida de um precisa ser entendida como de todos, assim como a solução para ela,” disse.

Além da programação especial para a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Banco da Família realiza, ao longo do ano, palestras sobre o tema em escolas públicas municipais e estaduais, cursos profissionalizantes e técnicos, clube de mães, em Centros de Referência em Assistência Social, bem como para turma do projeto Menor Aprendiz em parceria com outras instituições.

“Acreditamos que esse público precisa adquirir bons hábitos desde cedo, para administrar sua vida financeira com bem-estar e contribuindo para a diminuição dos números divulgados pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) onde aponta que 40% dos jovens têm ou já tiveram o nome com registro nos órgãos de proteção ao crédito”, disse Isabel. A palestra sobre Educação Financeira do Banco da Família é oferecida ao longo do ano nos municípios que integram a rede.

App de Educação Financeira

O Banco da Família disponibiliza gratuitamente (Android) um aplicativo reforçando a importância do Orçamento Familiar e ensinando como fazer este planejamento na prática. Com passos simples é possível criar planilha de gastos para controlar receitas e despesas da família.

clique para comentar

Deixe uma resposta