Notícias

Padres da Diocese de Lages são realocados para outras paróquias

Published

em

Bispo está à frente da Catedral há nove meses - Foto: Bega Godóy

O período de nove meses, à frente da Diocese de Lages, do bispo Dom Guilherme Antonio Werlang foi suficiente para que ele conhecesse as necessidades pastorais e administrativas da Diocese e dentro das possibilidades atender alguns pedidos de transferência.

Dom Guilherme agiu assim para que as transferências não fossem unilaterais e, conforme exige o Código de Direito Canônico, após três meses, formou o Novo Conselho de Presbíteros da Diocese e a Equipe de Formadores, para ajudá-lo nas escolhas e decisões a serem tomadas na Diocese.

“Nenhuma das transferências partiram de decisões pessoais. Ouvi e consultei o Conselho de Presbíteros”, assegura o religioso que lidera 25 Paróquias. Dessas, em 22 as transferências são de sua responsabilidade, enquanto as três paróquias coordenadas e atendidas por padres de Congregações Religiosas: Nossa Senhora Aparecida (Igreja do Navio); Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ambas de Lages; e Imaculada Conceição, de Curitibanos, são de responsabilidade de Seus Superiores Provinciais. Desta vez, são nove transferências e sete nomeações. Mesmo com 19 anos como bispo, Dom Guilherme ainda sofre com essas situações. “Uma das tarefa mais espinhosas, porque envolve pessoas e comunidades com seus justos sentimento e emoções”, explica. As transferências acontecem até 10 de fevereiro.

O pároco da Catedral, Padre Valdir Goerdert, preside a sua última missa às 19h do dia 20. O seu substituto, será o padre Dorli Gonzaga, vindo da Paróquia Nossa Senhora dos Campos de Correia Pinto. Padre Dorli assume a Catedral dia 27 de janeiro.

O Padre Valdir quer um despedida solidária. Pede que as pessoas levem 1 quilo de alimento não perecível. Os itens devem ser entregues à direção da Cáritas Diocesana. O ex-pároco do Santuário São Judas, durante 30 anos, o padre Anivo Lerner será vigário paroquial da Catedral. Já o padre Ary João Longhi permanece na Catedral.

Padre Valdir vai deixar a Catedral

Padre Valdir será Reitor na Capital catarinense e, além de liderar os seminaristas da Diocese de Lages, do Instituto de Teologia em Florianópolis, vai coordenar e reorganizar a pastoral vocacional de todas as paróquias da Diocese de Lages.

O religioso assumiu a Catedral em 1990. Entre 2005 e 2010, foi pároco na paróquia Sagrada Família, no Bairro Frei Rogério. Estas mudanças fazem parte de novas diretrizes delineadas pelo bispo Dom Guilherme, para formação dos novos padres.

Segundo padre Valdir, o trabalho é longo e de acompanhamento diário, desde a chegada no seminário até a ordenação. “Vamos estar junto com os seminaristas durante todo o período de formação, em todas as suas fases no propedêutico, estudo de filosofia e na formação teológica”. Aos finais de semana, estará percorrendo com os seminaristas as paróquias da Diocese de Lages.

Transferências

  • Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, Catedral – Lages: Pe. Dorli Gonzaga Ribeiro – Pároco; Pe. Ary João Longhi – Vigário Paroquial; Pe. Anivo Lerner – Vigário Paroquial.
  • Par. N. Sra. Do Perpétuo Socorro: Pe. Silvio de Freitas – Pároco
  • Par. São Cristóvão, Lages: Pe. Jonas Lucinda Valderedo – Pároco;
  • Par. N. Sra. Aparecida, Curitibanos: Pe. Arnildo Longhi Primon – Pároco;
  • Par. S. Paulo Apóstolo, Celso Ramos: Pe. Nilton Antonio de Oliveira – Pároco;
  • Par. N. Sra. Do Patrocínio, Campo Belo do Sul: Pe. Antônio Vilmar Martins – Pároco; Pe. Alex do Prado;
  • Par. N. Sra. Dos Campos, Correia Pinto: Pe. David Goerdert – Pároco;
  • Par. São Joaquim, São Joaquim: Pe. Ivan Rodrigues Goulart – Pároco; Pe. Victor José Grassi – Vigário Paroquial;
  • Par. S. Cristóvão, São Cristóvão do Sul: Pe. Thiago da Silva Tomás – Pároco; Seminarista Gabriel Moretti – estágio pastoral;
  • Par. Santa Bárbara, Anita Garibaldi: Pe. Fernando Medeiros Cargnim – Pároco; Diác. Álvaro Emanoel da Silva
  • Par. N. Sra. Mãe dos Homens, Urubici/ Rio Rufino: Pe. João Pedro Liz – Pároco; Pes. Henrique Vicente Bitencourt e Pe. Ildo Ghizoni – auxiliares em fins de semana.

Nomeações

  • Vigário Geral: Pe. Marcos Antônio Costa;
  • Coordenador Diocesano de Pastoral: Pe. Henrique Vicente de Bitencourt;
  • Chanceler: Pe. Carlos Alberto Wagner Pamplona;
  • Ecônomos: Pe. Ildo Ghizoni e Pe. Hermes Antônio Tonini;
  • Reitor do Processo Vocacional e Formativo: Pe. Valdir C. Goedert;
  • Diretor do ITEPAL: Pe. Alex do Prado;
  • Vigário Judicial: Pe. David Goerdert
clique para comentar

Deixe uma resposta