Essencial

Off the Wall, 40 anos depois

Published

em

Foto: Divulgação

Há 40 anos, o mundo conhecia uma das maiores obras musicais e a nova face – ou começo dela – daquele que se tornaria o Rei do Pop. Foi em 10 de agosto de 1979, transformando completamente o que conhecia de música, que Michael Jackson lançava “Off the Wall”. Um trabalho que usou e abusou da era disco e embalou diversos sábados à noite com Don’t Stop ‘Til You Get Enough, Rock With You e Burn This Disco Out.

Produzido ao lado de Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais do Estados Unidos, Jackson revelava a todos um lado seu mais dançante, ousado e diferente de seus outros quatro primeiros discos solos. Naquela época, aos 21 anos, e mais influente no cenário fonográfico, o músico se arriscara num estilo que definiu a música pop de meados dos anos 1970 até o início da década de 1980.

Recém saído da gravadora Motown Records, onde tocou ao lado dos irmãos e também lançou os primeiros álbuns solos, Jackson estava disposto à mudança. Musicalmente, o trabalho emergia em ritmos como Funk, Dance, a música Disco em si, e até aqueles dos quais estava acostumado, como o Soul, o Pop e o R&B.

Segundo o review do portal ABC Cultura, a transformação artística desencadeada por ‘‘Off the Wall’’ também influenciou as colaborações. Rod Temperton escreveu “Rock with You”, que alcançou o 1º lugar nos Estados Unidos, e a música que deu o título ao álbum, “Off the Wall”. Stevie Wonder participou compondo “I Can’t Help It”; e Paul McCartney deu a ele “Girlfriend”, uma canção que escreveu especificamente para Michael.

De acordo com o livro Michael Jackson – A Magia e a Loucura, do jornalista J. Randy Taraborrelli, para esse trabalho, Jackson não tinha certeza do que queria como resultado, apenas não queria outro álbum que soasse como os discos gravados junto aos irmãos. Ele queria mais liberdade criativa, algo que não lhe tinha sido permitido anteriormente. No fim do mês de julho daquele ano, a faixa “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” era lançada nas rádios e começava ali uma nova era para Jackson, já alcançando o topo das paradas. Ainda em seu livro, Taraborrelli relata que tanto os fãs quanto o pessoal do mercado fonográfico ficaram de boca mais aberta quando “Off the Wall” foi lançada ao público. “Michael Jackson estava oficialmente em cena.”

Tracklist

  1. “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” 
  2. “Rock with You” 
  3. “Workin’ Day and Night” 
  4. “Get on the Floor”
  5. “Off the Wall”
  6. “Girlfriend”
  7. “She’s Out of My Life”
  8. “I Can’t Help It”
  9. “It’s the Falling in Love” (com Patti Austin)
  10. “Burn This Disco Out” 

Músicas para ouvir no último volume

  • Workin’ Day and Night
  • She’s Out of My Life
  • Rock With You
  • Off the Wall
  • Get on the Floor
  • Don’t Stop ‘Til You Get Enough
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com