Geral
Obras da passarela devem recomeçar em janeiro
Com o objetivo de trazer segurança e facilitar o deslocamento dos moradores que moram próximos às margens da BR-282, no trecho urbano de Lages, a terceira das cinco passarelas de pedestres, deve ser implantada no primeiro semestre de 2020. A passarela ficará no quilômetro 220,9 e ligará os bairros São Paulo e São Francisco. Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Santa Catarina, o projeto foi recentemente aprovado em Brasília. “O Dnit já dispõe de cerca de 40% do valor empenhado. O Dnit/SC notificou neste ano a empresa Zanco pela demora na aprovação dos projetos e não descarta a possibilidade de aplicar nova notificação no início do próximo ano” afirma a assessoria.
O contrato para a construção das passarelas foi assinado em abril de 2017. A empresa Zanco, de Xaxim, responsável pela elaboração dos projetos, também fará a construção das cinco passarelas para pedestres. Segunda a assessoria do Dnit, o custo total de contrato das cinco passarelas de pedestres, é de R$ 5.729.000,00, mais reajustes.
Duas passarelas já foram construídas. A primeira foi colocada na Localidade de Índios em junho de 2018. A estrutura fica no Km 206,5 da rodovia, no interior de Lages. Cerca de 20 famílias que habitam nos dois lados da rodovia já usufruem da benfeitoria. A segunda passarela fica no Bairro Bates, no quilômetro 216,0. Mesmo nessas unidades, a comunidade solicita a instalação de iluminação e melhorias no acesso.
A quarta passarela ainda está em análise, que é da Rua Campos Sales, no quilômetro Km 217,4. Todas as desapropriações necessárias à construção das passarelas já foram concluídas. “A quarta passarela, está sofrendo alterações e voltará para apreciação em Brasília,” diz o Dnit.
A reportagem do Correio Lageano procurou a empresa Zanco que não quis se manifestar.
Pontos de instalação
- Distrito de Índios (Km 206,5)
- Bairro Bates (Km 216,0)
- Rua Campos Salles (Km 217,4)
- Bairro Frei Rogério/Passo Fundo (Km 218,8)
- Bairros São Francisco/São Paulo (Km 220,9)
Entenda o processo
A busca para a solução da travessia dos pedestres no perímetro urbano de Lages vem do período em que a deputada federal Carmen Zanotto exercia o mandato de suplente.
Em maio de 2014, aconteceu uma audiência pública na Acil com a bancada de parlamentares catarinenses, Ministério Público Federal, Fórum de entidades, associações de moradores e o presidente do Dnit-SC, Vissilar Pretto, que estava tomando posse no cargo.
Ainda em outubro de 2014, a parlamentar solicitou ao coordenador da Bancada de Santa Catarina na Câmara Federal, deputado Esperidião Amin, a inclusão de Emenda Parlamentar de Bancada para a construção de passarelas sobre a pista da BR-282.
A previsão era de quatro estruturas no trecho entre Bom Retiro e Campos Novos, no orçamento de 2015. Porém, a emenda não foi atendida.
No período de 2015 e 2017, várias reuniões aconteceram no Ministério do Transportes e no Dnit-SC com a participação da deputada Carmen e o apoio da bancada catarinense, a fim de agilizar o processo de avaliação dos projetos e os orçamentos para a execução das obras.
A parlamentar solicitou, por diversas vezes, ao Dnit-SC e também de Brasília, a construção das passarelas, atendendo ao anseio da população.