Economia e Negócios
O “de volta para o futuro” rural
Imagine um veículo com força de trator, agilidade de um caminhão pequeno e que pode ser abastecido com o gás produzido a partir de fezes de animais ou decomposição de produtos orgânicos? Principalmente pelo combustível, parece coisa de cinema, precisamente do filme “De volta para o futuro”.
Mas esse veículo já existe. Trata-se do protótipo CH4PA apresentado no Show Rural Coopavel, em Cascavel no Paraná. Construído pela Itaipu Binacional e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) o veículo é movido a biometano.
Ele surgiu após pesquisas indicarem a necessidade de um veículo com a capacidade de transporte dos tratores, mesclada com a mobilidade das caminhonetes. O objetivo é facilitar o transporte de cargas e reduzir custos, principalmente para os agricultores familiares.
A proposta é em breve produzir em série. Para ficar ainda mais interessante, os produtores rurais deverão montar uma pequena usina para produzir biometano. A expectativa é que em pouco tempo vejamos os veículos circulando por campos e colinas da Serra Catarinense.
CH4PA
O novo veículo recebe esse nome ao fazer referência à fórmula química do metano: o CH4, principal componente do biogás. O protótipo criado para aplicações no meio rural pode executar ações como o transporte cargas e a utilização de implementos agrícolas. O CH4PA consegue carregar até uma tonelada, com uma autonomia de 200 quilômetros e uma velocidade máxima de 60 km/h. Os próximos passos do projeto são a construção do segundo protótipo com tecnologia nacional ou tropicalizada e a produção em escala no Brasil.