Geral
Novo bloco do Tereza ramos recebe geradores
Os dois geradores de energia que irão abastecer o novo prédio do Hospital Tereza Ramos, em Lages, foram entregues no último sábado, 25. A ampliação do novo bloco já conta com 90% dos trabalhos concluídos e a expectativa é de que a unidade entre em operação em fevereiro de 2018, com 93 leitos, sendo 30 de UTI e 10 novas salas de cirurgia.
De acordo com o engenheiro residente da obra de ampliação, Eduardo Tigre, os geradores de 750 KVA cada garantirão energia elétrica para o centro cirúrgico e UTI, além de alimentar os sistemas elétrico e de climatização. “Já realizamos estudos, e os geradores poderão fornecer energia elétrica para o hospital em horários de pico com economia, em relação a um gerador a diesel”, ressalta Tigre, considerando que, são necessários 155 litros de diesel por hora para produção de 750 KVA (gerador em plena carga).
Os geradores são dotados de motor Scania, com 1.000 cavalos de potência. Além destes dois geradores, a nova ala contará com outros dois geradores de 500 kva cada, em fase de compra. Com todos os geradores instalados, o hospital terá 1.750 kva de potência instalada, ficando um quarto gerador para reserva técnica. Para ter uma noção da capacidade técnica da nova ala, o atual bloco do hospital opera com um gerador, de 450 KVA. “Os geradores são importantes para que os equipamentos utilizados no tenham a menor interferência possível em caso de queda de energia,” diz Tigre.