Conecte-se a nós

Notícias

Novembro azul acaba, preocupação continua

Published

em

Infográfico: Núcleo de Estudos em Onco-Urologia/Divulgação

A campanha Novembro Azul é um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A cada 38 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.  No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nos Estados Unidos, um homem recebe o diagnóstico de câncer de próstata a cada três minutos e outro morre a cada 15 minutos. É uma doença silenciosa e muitos homens preferem fugir do assunto, não sendo possível preveni-la.

Prevenção_ Em Lages, com o intuito de estimular a população masculina a cuidar da saúde, a campanha realizou diversas ações ao longo do mês. O encerramento ocorreu no dia 26 de novembro, com a Corrida Rústica City Run.  Mas as Unidades Básicas de Saúde realizam uma vez por mês o atendimento em horário diferenciado, estendendo homens no período noturno ou abrindo no sábado de manhã. A organização é de responsabilidade das próprias unidades.

Conforme o coordenador da Saúde do Homem em Lages, Tiago Santer, a estimativa até, ontem, era de 400 atendimentos, em cerca de 15 unidades, no mês de novembro. O município possui 28 unidades. “O objetivo do horário diferenciado é mobilizar a população masculina a ter um acompanhamento rotineiro de saúde. Muitos alegam que não vão ao médico por falta de tempo. devido o trabalho”, enfatiza. Tiago alerta que algumas pessoas agendam e não comparecem no dia da consulta. Só neste mês, segundo ele, a estimativa é que em torno de 25% deixaram de comparecer.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio
%d blogueiros gostam disto: