Conecte-se a nós

Notícias

Mudanças no trânsito começam neste sábado

Published

em

Funcionários da Secretaria de Planejamento e Obras instalam placas para orientar os motoristas - Foto: Adecir Morais

O sistema binário no trânsito que compreende a Avenida Dom Pedro II, as ruas Frei Gabriel, Anastácio da Silva Mota e Caetano Vieira da Costa, em Lages, começa a valer neste sábado (5). Durante os primeiros dias, agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas e pedestres.

Segundo a prefeitura, estudos apontam que esta é a melhor opção para melhorar as condições de tráfego nessas vias. Em frente ao Sesc da Avenida Dom Pedro II, por exemplo, a avenida passou a ter três faixas, antes eram duas.

Com a mudanças, o tráfego pela Rua Frei Gabriel fluirá em mão única no sentido Centro-Bairro. Nas Ruas Anastácio da Silva Mota e Caetano Vieira da Costa, o trânsito fluirá ao contrário, no sentido Bairro-Centro. O principal objetivo é dar fluidez ao trânsito.

Para essas alterações, uma série de adequações foram executadas, a exemplo de uma abertura no canteiro central da Avenida Dom Pedro II, quase em frente ao Sesc, permitindo o acesso dos motoristas à Rua Anastácio da Silva Mota.

Também foi instalado um semáforo no cruzamento das Ruas Caetano Vieira de Costa com a Lauro Muller; e executadas mudanças no cruzamento da Ruas Frei Gabriel e Frei Justino e Honorato Ramos. Além disso, algumas  placas de sinalização foram instaladas nas vias.

População reclama

Assim que foram anunciadas, as mudanças provocaram descontamento de alguns moradores, principalmente por causa da extinção do estacionamento da Avenida Dom Pedro II, em frente ao Sesc, onde estudam quase 500 alunos. O trecho também era usado para embarque e desembarque dos estudantes. Neste sábado, está prevista uma manifestação no local contra o fechamento do estacionamento.

O gerente do Sesc, Cláudio Souza, disse que a mudança “não foi benéfica”, mas afirma que a instituição, em parceria com a prefeitura, está buscando alternativas para resolver a questão do embarque e desembarque.

A principal opção é a abertura de um espaço numa área que pertence ao próprio Sesc, na lateral do prédio da unidade de ensino. Para que isso aconteça, porém, será preciso abrir uma porta e cortar um barranco. A intenção é fazer tudo antes do início do ano letivo, no mês que vem.

O diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Obras, Roberto Provenzano, sustentou que a pasta e o Sesc estão buscando uma solução para o problema. Ele afirmou que os clientes e os funcionários do Sesc podem usar o estacionamento da Rodoviária Dom Honorato Piazera, já que o local é uma área pública. Quanto à intenção do Sesc em abrir uma área de embarque e desembarque, Provenzano aprova a medida e garantiu que a prefeitura é parceira neste processo.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: