Geral

Moradores fazem manifestação no Bairro Chapada, em Lages

Published

em

Foto: Andressa Ramos

Nem as altas temperaturas e o sol forte foram empecilhos aos moradores da Rua Bruno Luersen, no Bairro Chapada, em Lages, que se reuniram para uma manifestação às 17h30 de sábado (26). O motivo para a organização, cartazes e músicas é o pedido de resposta para saberem o motivo de uma ordem de despejo e também o pedido de pavimentação da rua, já que o último trecho da rua não é pavimentado. Pelo contrário, há muitos buracos e um pó preto que fica grudado em móveis e até nas pessoas.

A ordem de despejo foi recebida pelos moradores em novembro de 2018, ordenando a sair em até 30 dias, porém, o prazo não foi cumprido e, agora, três casas, em algumas semanas serão demolidas. Segundo o secretário de Habitação e Assistência Social, Samuel Ramos, o Dnit procurou a pasta para a realocação de sete famílias. Elas serão destinadas ao aluguel social, e, posteriormente, terão endereço fixo em um loteamento no Bairro Ferrovia.

O engenheiro do Dnit, Enio Spiecker, enfatiza que há casas construídas em faixa de domínio, às margens da BR-282. Faixa de domínio é a base física sobre a qual assenta uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, obras-de-arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa do recuo. Conforme o Art. 50 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de faixas laterais de domínio e das áreas adjacentes às estradas e rodovias obedecerá às condições de segurança do trânsito estabelecidas pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Os moradores contestam a retirada, pois há famílias que vivem há mais de 30 anos na rua Bruno Luersen. Eles comentam que há outro tipo de interesse por trás desta solicitação de saída do endereço. O engenheiro explica que muitos moradores foram notificados, enquanto construíam as casas. Mesmo assim, as famílias querem mais informações sobre a retirada, algumas não aceitam o fato da retirada. Eles protocolaram o pedido de pavimentação no dia 23 deste mês à Secretaria de Planejamento e Obras.

clique para comentar

Deixe uma resposta